27.1 C
New York
Monday, November 10, 2025
InícioSaúdeONU incentiva sistemas resilientes no Dia Internacional de Preparação para Epidemias

ONU incentiva sistemas resilientes no Dia Internacional de Preparação para Epidemias

 As Nações Unidas pedem a construção de sistemas de saúde pública e primária resilientes em meio a surtos tidos como “um perigo real e presente para todos os países”. 

A organização pede que seja cumprida a promessa da Cobertura Universal de Saúde, ao marcar neste 27 de dezembro o Dia Internacional de Preparação para Epidemias. 

Solidariedade global 

Em mensagem, o secretário-geral ressalta que é preciso fazer investimentos ousados ​​em áreas como monitoramento, detecção e resposta a pandemias, além de garantir acesso equitativo a ferramentas como vacinas, tratamentos e diagnósticos. 

Acima de tudo, António Guterres pede solidariedade global ao convidar os países a “cumprir o histórico Acordo sobre Pandemias para garantir que o mundo funcione melhor, em conjunto, para prevenir e conter futuras pandemias”. 

Doenças infecciosas continuam sendo uma ameaça real e atual, segundo a ONU.
© Unodc/Laura Gil

Doenças infecciosas continuam sendo uma ameaça real e atual, segundo a ONU.

O líder da ONU solicita aos países que tirem as lições das emergências de saúde passadas para ajudar a se preparar para a próxima, ressaltando os danos causados pela Covid-19. 

Para Guterres, a pandemia foi um chamado para agir após ter provocado a perda de milhões de vidas, deixado economias destruídas e colocado sistemas de saúde no limite. 

O secretário-geral disse que apesar da crise ter passado fica a lição de que “o mundo está lamentavelmente despreparado para a próxima pandemia”.  

Varíola m, cólera, poliomielite e marburg 

Recentemente vários países registraram surtos de doenças como Varíola M, ou mpox, cólera, poliomielite e marburg. O líder da ONU diz que esses casos são lembretes alarmantes de que doenças infecciosas continuam sendo uma ameaça real e atual. 

Guterres pede que os Estados se comprometam “a trabalhar juntos por um mundo mais seguro e saudável para todos, em todos os lugares”. 

O Dia Internacional de Preparação para Epidemias é marcado desde 2020, após ter sido convocada pela Assembleia Geral das Nações Unidas para defender a importância da prevenção, da preparação e das parcerias contra epidemias. 

Fonte: ONU

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

CTA Satisfeita com a Nova Estratégia de Gestão da Dívida 2025–2029,...

0
A Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) saudou a aprovação da Estratégia de Gestão da Dívida Pública de Médio Prazo 2025–2029 pelo...
- Advertisment -spot_img