Porto de Maputo aumenta contribuição para o Estado em 12% e anuncia expansão estratégica

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A Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo (MPDC) anunciou um volume total de carga manuseada de 30,9 milhões de toneladas em 2024, representando uma ligeira redução de 1% em relação ao ano anterior. Apesar deste decréscimo, causado pelos protestos pós-eleitorais e pelos bloqueios rodoviários no corredor de Maputo, o porto demonstrou resiliência e adaptabilidade, reforçando o seu papel como motor essencial do comércio e da logística na região.

Aumento das contribuições ao Estado

Um dos destaques de 2024 foi o aumento das receitas das taxas de concessão pagas pela MPDC ao Governo de Moçambique, que cresceram 12%, passando de 41,7 milhões de dólares em 2023 para 46,8 milhões de dólares em 2024. Segundo Osório Lucas, Director Executivo da MPDC, este aumento reflete “o compromisso inabalável em contribuir para o desenvolvimento económico do país”. Este montante exclui outras receitas geradas para o Estado, como impostos sobre lucros e dividendos aos Caminhos-de-Ferro de Moçambique (CFM), principal accionista.

Crescimento nas operações directas e sustentabilidade logística

As operações directas registaram um crescimento robusto, movimentando 14,2 milhões de toneladas, um aumento de 14% em relação ao ano anterior. O transporte rodoviário cresceu 11%, passando de 9,5 milhões para 10,7 milhões de toneladas, enquanto os volumes ferroviários, um foco estratégico da MPDC, aumentaram 7%, de 2,8 milhões para 3 milhões de toneladas.

Este desempenho positivo ocorreu apesar das limitações impostas pelos protestos e bloqueios, que condicionaram operações fronteiriças e rodoviárias durante mais de um mês. A linha ferroviária entre a África do Sul e Moçambique também foi afectada, com um descarrilamento em Outubro/Novembro que resultou no encerramento da linha por um mês.

Investimentos e expansão planeada para 2025

Em 2025, terão início grandes projectos de expansão no Porto de Maputo, incluindo a ampliação do terminal de contentores e do terminal de carvão. Estes investimentos, avaliados em 600 milhões de dólares nos primeiros três anos da concessão renovada, são considerados pilares fundamentais para o crescimento futuro do porto.

A extensão da concessão, aprovada pelo Governo em 2024, permite que a MPDC continue a operar o Porto de Maputo até 13 de Abril de 2058. Esta renovação reforça a estratégia de longo prazo da empresa para consolidar o porto como um actor-chave no comércio regional e internacional.

Apesar de um ano desafiador, o Porto de Maputo conseguiu fortalecer o seu impacto económico, aumentando a contribuição ao Estado e preparando o caminho para um futuro de crescimento sustentável. Com projectos ambiciosos de expansão previstos para 2025, o porto reafirma o seu compromisso em desempenhar um papel central no desenvolvimento logístico e económico de Moçambique.

Fonte: O Económico

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