27.1 C
New York
Sunday, September 28, 2025
InícioEconomiaPremiados vencedores do 8º Concurso Literário TDM edição 2016

Premiados vencedores do 8º Concurso Literário TDM edição 2016

Foto de Fim de SemanaOs autores moçambicanos Armindo Mathe e Almeida Cumbane são os vencedores do 8º Concurso Literário da empresa Telecomunicações de Moçambique – TDM, edição do ano 2016. A cerimónia de premiação teve lugar sexta-feira, 18 de Agosto, na cidade de Maputo.

Com as obras “(Des)Contos do Tempo” e “Romaria: Três Dimensões do Vento”, nas categorias de Contos e de Poesia, respectivamente, Armindo Mathe foi o grande vencedor do Concurso Literário TDM-2016. Pelas duas distinções, o escritor recebeu dois cheques no valor global de 300 mil meticais, sendo 150 mil por cada modalidade.

Almeida Cumbane, por sua vez, foi o vencedor da categoria de Romance, com a obra intitulada “Ilusão à Primeira Vista”, tendo por isso arrecadado o valor de 150 mil meticais.

No discurso que marcou a cerimónia de premiação, o presidente do Conselho de Administração (PCA) da TDM e da mcel, Mahomed Rafique Jusob, definiu o Concurso Literário TDM como uma das iniciativas de destaque destas empresas de telecomunicações, no que tange às suas acções de responsabilidade social corporativa, no campo cultural.

Disse, adiante, que “desde o seu lançamento, em 2001, este concurso afirmou-se pela sua regularidade, objectividade e pragmatismo, como um dos eventos literários mais prestigiados e de referência no campo da promoção e divulgação de novos autores em Moçambique”.

No que tange à VIII edição do Concurso Literário TDM 2016, que coincidiu com o movimento comemorativo do 35º aniversário da TDM, Mahomed Rafique Jussob destacou que, tendo em vista o contínuo aperfeiçoamento e aprimoramento da qualidade do concurso, foram introduzidas inovações pontuais que têm, por objectivo, assegurar a manutenção da filosofia de incentivo à criatividade literária. Tal é o caso da uniformização do prémio em relação aos vencedores de cada uma das três categorias, nomeadamente Contos, Poesia e Romance, que a partir da edição deste ano passa a ser de 150 mil meticais.

O ministro da Cultura e Turismo, Silva Dunduru, destacou, por sua vez, a importância deste concurso para a cultura moçambicana, tratando-se de uma iniciativa que tem por objectivo incentivar a produção literária e estimular o gosto pela leitura aos moçambicanos.

Na mesma linha, Silva Dunduru referenciou que “a participação de mais de mil autores neste concurso, desde a sua primeira edição até à actualidade, só revela o interesse subjacente da classe neste importante evento nacional”.

“Note-se que a presente edição movimentou 57 concorrentes, que apresentaram 16 obras do género Contos, 35 de Poesia e 6 de Romance”, concluiu.

Falando após a cerimónia que o consagrou como escritor, Armindo Mathe não escondeu a sua felicidade por ter vencido o mais prestigiado prémio literário para novos autores do País. Disse, na sua intervenção, que “me sinto honrado com esta distinção. Sinto que é algo que me vai lançar nesta caminhada, que espero que seja longa e repleta de sucesso”.

“Espero continuar a contribuir para a literatura moçambicana e para a sociedade que se pretende construir para desenvolver o nosso País”, manifestou Armindo Mathe, vencedor de duas das três categorias do Concurso Literário TDM-2016.

Importa salientar que, inserido no âmbito da responsabilidade social corporativa da TDM, este concurso literário bianual oferece prémios a autores nacionais com o propósito de promover o surgimento de novos talentos no domínio da literatura.

Para além de valores monetários entregues aos vencedores, a TDM garante a edição especial e difusão das obras dos autores distinguidos.

@Verdade – Economia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Forquilha queixa-se de não usufruir das regalias de líder da oposição

0
O presidente do PODEMOS, Albino Forquilha, queixa-se de não usufruir das regalias do estatuto de presidente do maior partido da oposição com assento no...
- Advertisment -spot_img