27.1 C
New York
Wednesday, October 29, 2025
InícioNacionalPolíticaPresidente da República saúda arranque de unidade de produção de ração animal...

Presidente da República saúda arranque de unidade de produção de ração animal em Gurué 

O Presidente da República, Daniel Chapo, saudou, nesta sexta-feira, no distrito do Gurué,  na Zambézia, a entrada em funcionamento de uma  unidade de produção e distribuição de ração animal, inserida numa  cadeia industrial destinada a abastecer o sector avícola nas  províncias do centro e norte de Moçambique. 

Trata-se de um investimento enquadrado no Programa  Nacional de Industrialização (PRONAI), promovido pelo Governo de Moçambique por via do Ministério da Economia, com ênfase na  Secretaria de Estado para a Indústria, e que visa, entre outros  objectivos, substituir importações alimentares, impulsionar o sector privado, gerar emprego para a juventude e garantir a soberania  alimentar nacional. 

Durante a sua intervenção, o Chefe do Estado realçou a importância  desta unidade como pilar fundamental para o crescimento da  avicultura no centro e norte do país, particularmente nas províncias da  Zambézia (centro), Nampula, Cabo Delgado e Niassa, onde o  consumo de ovos e carne de frango tem crescido, mas a produção  local ainda é insuficiente.

 Daniel Chapo disse ainda que a produção local de ração é a base para  garantir a expansão da avicultura no país, pois é a partir da  disponibilidade deste insumo que se viabiliza a criação em escala  industrial de frangos de corte e galinhas poedeiras. 

O Presidente da República enfatizou que o modelo adoptado nesta  nova fase da industrialização nacional é o da parceria público privada, com forte participação do sector privado na gestão dos  empreendimentos, assegurando eficiência, sustentabilidade e maior  capacidade de absorção da mão-de-obra jovem.

“Esta fábrica está a ser gerida com profissionalismo, com envolvimento  do sector privado, mas o investimento é do Estado. É este modelo que  nos permite avançar. Aqui, a mão-de-obra é essencialmente  composta por jovens moçambicanos. É para eles que estamos a  construir esta nova economia: uma economia que gera emprego  com dignidade”, afirmou. 

No local, o Chefe do Estado cumprimentou os trabalhadores,  maioritariamente jovens, agradecendo o seu empenho e  encorajando-os a manter o foco, a disciplina e o espírito de serviço à  pátria. 

No final da sua intervenção, o Presidente da República felicitou à  população local de Namacala e do distrito de Gurué, bem como ao  Governo da província da Zambézia e aos Conselhos Executivo e de  Representação do Estado, pelo seu papel activo na materialização do  projecto. 

Fonte: O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Governo diz que já cobrou 68,4% da receita anual 

0
O Conselho de Ministros de Moçambique revelou que a receita do Estado atingiu 263.872,4 milhões de meticais, 68.4% da meta anual, com um crescimento nominal de...
- Advertisment -spot_img