Por Artur Manhique
A ronda de abertura iniciou com um jogo em femininos, colocando frente-a-frente as formações da Lázio Maputo contra a jovem equipa do Desportivo Maputo, com as “italianas” a mostrarem clara superioridade diante dos “alvi-negros”, ao vencerem por expressivos 102-20.
VEJA O RESUMO NO NOSSO YOUTUBE
Desde o primeiro quarto, a Lazio impôs o seu ritmo, tendo saído ao intervalo a vencer por 50-7, resultado que foi ganhando contornos avassaladores até ao apito final.
FERROVIÁRIO DE MAPUTO E MAXAQUENE ENTRAM A VENCER
Já em masculinos, no confronto entre os Sub-20 do Costa do Sol e o Ferroviário de Maputo, os “locomotivas” da capital justificaram o favoritismo ao levarem a melhor por 81-53. Apesar do arranque em falso no primeiro quarto (16-18), o Ferroviário de Maputo assumiu o controlo do jogo ao longo do segundo quarto, indo ao intervalo a vencer por 33-24, vantagem que prevaleceu até ao fim.
No terceiro jogo do dia, os seniores do Desportivo Maputo subiram ao recinto do Pavilhão do Maxaquene para enfrentar os Sub-20 da turma da casa e não tiveram dificuldades para estrear-se na prova com um triunfo por 87-44.
Diferente dos Sub-20, a equipa sénior do Maxaquene, com Amarildo Matos em grande plano, entrou na competição com o pé direito ao vencer a UP Maputo por 74-57. Apesar do equilíbrio evidenciado no primeiro quarto, que terminou com o placar a anotar 21-14 para o Maxaquene, os pupilos de Horácio Martins souberam controlar o jogo, mantendo-se à frente do marcador até ao apito final, sem dar margem de reacção aos “estudantes”.
NILTON SEIFANE FRUSTRA POLÍCIAS
O quinto e último duelo do dia não podia ser melhor. No reencontro entre os finalistas da última edição do Torneio de Abertura de Basquetebol, as Águias Especiais e o Costa do Sol protagonizaram um verdadeiro espectáculo da bola-ao-cesto, marcado por jogadas vistosas, afundanços, triplos e incerteza no resultado final do primeiro ao último minuto. No fim, foram os “canarinhos” a sorrir com uma vitória por 73-65.
Apostando no jogo colectivo e na velocidade, as Águias Especiais entraram melhor e estiveram na frente do marcador durante grande parte da partida, chegando a liderar com 15 pontos de vantagem, com o placar a marcar 56-41 ao fim do terceiro quarto.
Contudo, no último quarto, os “canarinhos”, conduzidos por Nilton Seifane, que teve uma exibição de encher o olho nos minutos finais, deram a volta ao marcador e asseguraram a vitória diante dos “polícias”, chegando assim ao seu 21.º jogo consecutivo sem perder.
De recordar que este Campeonato conta com o patrocínio oficial da JogaBets, a maior casa de apostas genuinamente moçambicana, que desembolsou mais de um milhão de meticais destinados às premiações e à organização da prova. (LANCEMZ)
Fonte: Lance