InícioTecnologiaSistema Volta é demasiado controlado. Não devia!

Sistema Volta é demasiado controlado. Não devia!

Resumo

O sistema de retorno de embalagens, o Volta, em Portugal tem sido criticado pela sua implementação complexa e ineficiente, ao contrário de outros países onde funciona bem. A maioria das opiniões em Portugal considera que o sistema deveria ser mais simples e eficaz para garantir a devolução das embalagens sem complicações para os consumidores. Nos primeiros dois meses, apenas 10 milhões de embalagens foram devolvidas, num universo de mais de 200 milhões vendidas, o que é considerado desapontante. A questão central parece ser a dificuldade em receber o dinheiro de volta diretamente, com muitos supermercados a optarem por outras formas de reembolso em vez da devolução imediata para a conta bancária dos consumidores, como já faz o Mercadona. Esta situação tem gerado críticas e levantado questões sobre a eficácia e praticidade do sistema em Portugal.

Já se falou muito sobre o Volta na Leak. É uma ideia interessante, que na opinião de muitos, está a ser mal implementada. De facto, este tipo de sistema existe em outras regiões, quase sempre com muito sucesso. Mas, neste nosso cantinho, as coisas não estão a correr assim tão bem.

A opinião generalizada em Portugal é que o Volta tinha a obrigação de aparecer mais simples e eficiente. Isto de forma a garantir que as garrafas são de facto devolvidas sem grandes problemas para o consumidor.

É que caso não saibas, nos primeiros 2 meses de Volta em Portugal, apenas 10 milhões de embalagens entraram nas máquinas. Isto dentro de um universo superior a 200 milhões de embalagens vendidas. No grande esquema das coisas, é um valor desapontante. Naquilo que parece ser apenas mais um imposto para os portugueses pagar.

Pessoalmente, acredito que o maior problema está na forma como o dinheiro acaba por não chegar às mãos do cliente.

Portanto, o maior problema por vezes nem está nas máquinas que estão apenas nos supermercados, ou que nem sempre funcionam. Está no facto de o depósito não ser desenvolvido como aquilo que é na realidade… Dinheiro. Os consumidores querem o dinheiro de volta à mão, ou à sua conta bancária. Mas, vários supermercados preferem devolver o valor de outras formas.

Algo de muito interessante, porque as máquinas possibilitam a devolução imediata para a conta bancária do consumidor. De facto, o Mercadona já faz isso desde o início do projeto. Mas… É o único supermercado que o faz. Todos os outros escolhem bloquear essa funcionalidade.

Como é que isto é permitido? Ou seja, não deveria ser normal ser obrigado a pegar em um saco de embalagens, ir a um supermercado, e depois ser obrigado a entrar na superfície comercial para resgatar o dinheiro, ou gastá-lo em compras. Não é prático para ninguém, a não ser claro, para o supermercado.

Antes de mais nada, partilha connosco a tua opinião na caixa de comentários em baixo.

 

Fonte: Zero Zero

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Caderneta do Mundial, dia 14: ele está de volta, estamos todos...

0
Quantas vidas tem um monstro? Cristiano Ronaldo é isto, é o jogador que se levanta do chão onde parecia estar mais do que espezinhado...
- Advertisment -spot_img