Resumo
Foram definidas as séries do Campeonato Provincial da Cidade de Maputo em futebol, conhecido como Liga Jogabets, edição 2026, com início a 14 de fevereiro. O torneio terá 12 clubes participantes, com Maxaquene e Ferroviário de Maputo como cabeças de série. As equipas estão divididas em duas séries: A (Maxaquene, Black Bulls, Liga Desportiva de Maputo, Estrela Vermelha, Mahafil e Vulcano) e B (Ferroviário de Maputo, Costa de Sol, Ntsondzo, Águias Especiais, Matchedje de Maputo e Desportivo de Maputo). Os jogos decorrerão ao fim de semana, devido à incerteza do arranque do Moçambola 2026. A Jogabets patrocina o torneio com 1,5 milhões de meticais, distribuídos em prémios para os vencedores e melhores jogadores.
Por Rosário Rafael
O Maxaquene e Ferroviário de Maputo foram os cabeças de série do sorteio, depois de terem protagonizado a final da edição passada.
VEJA A REPORTAGEM NO NOSSO YOUTUBE
A série A é composta pelo Maxaquene, Black Bulls, Liga Desportiva de Maputo, Estrela Vermelha, Mahafil e Vulcano. Já a série B, é composta pelas equipas do Ferroviário de Maputo, Costa de Sol, Ntsondzo, Águias Especiais, Matchedje de Maputo e Desportivo de Maputo. Eis os confrontos da primeira jornada:
Na série A, o Maxaquene joga diante da Liga Desportiva de Maputo. A Black Bulls enfrenta a Estrela Vermelha e o Vulcano defronta o Mahafil. Já na série B, o Ferroviário de Maputo defronta as Águias Especiais, o Desportivo de Maputo enfrenta o Costa de Sol e o Matchedje de Maputo joga diante do Ntsondzo.
Devido a incerteza da data do arranque do Moçambola 2026 a Liga Jogabets 2026, vai ter lugar ao fim de semana, com os jogos a decorrerem aos sábados e domingos.
“Numa primeira fase, a prova não seria realizada ao meio de semana, seria sábado e domingo, para avaliarmos também a fase seguinte, onde poderíamos já trazer a informação detalhada, simples e adequada sobre o modelo que vai definir o resto da competição. O que estamos a dizer é, numa primeira fase, não há necessidade de realizar jogos a meio da semana. E depois vamos ver como fazer para frente, porque temos uma Liga Moçambicana de Futebol que é autónoma para definir as datas do Moçambola, mas que ainda não tem nada definido. É uma perspectiva que eles têm. Então vamos trabalhar com aquilo que já está definido, que é o arranque do Moçambola a 14 de Março. O nosso programa está definido. Vamos trabalhar e arrancar a 14 de Fevereiro”, referiu Adérito Matangala, vice-presidente da Associação de Futebol da Cidade de Maputo.
JOGABETS ASSEGURA PREMIAÇÃO
O patrocinador oficial do torneio, a Jogabets, na voz de Vasco Jafar, diretor comercial, anunciou os valores envolvidos no torneio.
“Desde já anunciar que assinamos, ou neste caso renovamos, o patrocínio à Associação de Futebol da Cidade de Maputo, no mesmo modelo, ao ano 2025, em que a Jogabets patrocinou com o valor de 1 milhão e 500 mil meticais, dos quais 850 mil para a organização desta prova e 650 mil meticais para premiações. As premiações serão divididas no mesmo modelo, em que o vencedor irá levar 300 mil meticais, o segundo classificado irá levar 150 mil meticais e o terceiro classificado 75 mil meticais. Vamos continuar com as premiações individuais, que são 25 mil meticais para o melhor guarda-redes e 25 mil meticais para o melhor marcador, 50 mil meticais para a equipa Fair Play e 20 mil meticais para o partido de arbitragem da final”, disse Vasco Jafar Director Comercial da JOGABETS.
Recorde-se que a última edição da Taça Maputo Jogabets foi conquistada pelo Ferroviário de Maputo, após vencer uma o Maxaquene na marcação das grandes penalidades. (LANCEMZ)
Fonte: Lance






