27.1 C
New York
Friday, September 19, 2025
InícioInternacionalSTF tem maioria para rejeitar pedido de Braga Netto por suspeição de...

STF tem maioria para rejeitar pedido de Braga Netto por suspeição de Moraes

O Supremo Tribunal Federal (STF) tem maioria de votos para rejeitar o pedido de suspeição contra o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso da suposta tentativa de golpe de Estado, em 2022.

O presidente do Supremo, Luís Roberto Barroso, já havia se manifestado contra o pedido protocolado pelo ex-ministro Walter Braga Netto, mas abriu o plenário virtual para a manifestação dos demais magistrados.

Barroso, então, votou contra a ação. O presidente foi acompanhado por Gilmar Mendes, Flávio Dino, Dias Toffoli, Edson Fachin e Cármen Lúcia em todos os processos.

Nas ações que miram Dino, por exemplo, ele próprio não pode votar. O mesmo aconteceu nos julgamentos de Zanin e Moraes. Nos processos em que puderam votar, Dino, Zanin e Moraes acompanharam Barroso.

Moraes não pode votar na própria ação. O julgamento começou às 11h desta quarta-feira (19), com o voto de Barroso. Como presidente da Corte, cabe a ele relatar os pedidos de impedimento e suspeição.

Para a defesa do ex-ministro Braga Netto, Moraes não é vítima no caso, mas as acusações da Procuradoria-Geral da República (PGR) e da Polícia Federal (PF) correlacionam a tentativa de golpe com um plano para matar o magistrado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).

Em seu voto, Barroso apontou que “vários outros integrantes desta Corte foram igualmente mencionados como potenciais vítimas dos atos antidemocráticos” e que um golpe de Estado vitimiza a coletividade, e não um indivíduo.

Fonte: CNN Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Ministro da Defesa aponta para modernização das FADM como prioridade

0
O ministro da Defesa de Moçambique, Cristóvão Chume, destacou a importância da modernização, formação e conservação dos equipamentos das Forças Armadas de...
- Advertisment -spot_img