Ouro Em Queda Com Reforço do Dólar e Alívio nas Incertezas da Reserva Federal

0
14

Questões-Chave:

O preço do ouro caiu esta quinta-feira, pressionado pela valorização do dólar e por sinais de estabilidade na liderança da Reserva Federal, após declarações do Presidente dos EUA, Donald Trump, que afastaram, por ora, a hipótese de demissão de Jerome Powell.

O ouro spot recuou 0,4%, fixando-se nos 3.334,19 dólares por onça, enquanto os futuros do ouro nos EUA registaram uma queda de 0,6%, para 3.340,30 dólares. A descida reflecte o fortalecimento do índice do dólar norte-americano, que valorizou 0,4% face às principais moedas concorrentes.

“O ouro caiu para 3.340 dólares/onça com o dólar a recuperar terreno, após a diminuição da incerteza quanto à permanência de Powell na presidência da Fed”, explicou Jigar Trivedi, analista sénior de matérias-primas da Reliance Securities.

Nos últimos dias, o mercado tem estado apreensivo quanto à possível demissão de Powell, após fontes sugerirem que Trump considerava essa hipótese. Contudo, o Presidente norte-americano declarou que não planeia, para já, afastar Powell, embora tenha renovado as críticas ao responsável da Fed por não reduzir as taxas de juro.

Num outro desenvolvimento relevante, os dados mais recentes revelaram que os preços do produtor nos EUA se mantiveram estáveis em Junho, contrariando expectativas de subida. O aumento dos custos dos bens, resultante das tarifas sobre importações, foi anulado pela fraqueza no sector dos serviços.

“A leitura neutra do índice de preços do produtor (PPI) sugere que as tarifas poderão estar a ter um impacto menor na economia do que se temia inicialmente”, acrescentou Trivedi.

No plano internacional, o comissário europeu do comércio, Maros Sefcovic, deslocou-se a Washington para conversações tarifárias com o Secretário do Comércio dos EUA, Howard Lutnick, e o Representante Comercial Jamieson Greer, num contexto de tensões transatlânticas ainda latentes.

Apesar da pressão sobre o preço do ouro, os investidores institucionais reforçaram ligeiramente as suas posições em activos físicos. O SPDR Gold Trust, maior fundo cotado do mundo lastreado em ouro, anunciou uma subida de 0,33% nas suas reservas, para 950,79 toneladas.

Entre os outros metais preciosos, a prata spot caiu 0,2% para 37,87 dólares por onça, o platina recuou 0,6% para 1.408,85 dólares, e o paládio desvalorizou 1,3%, fixando-se em 1.214,53 dólares.

Fonte: O Económico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui