27.1 C
New York
Sunday, October 26, 2025
InícioNacionalSociedadeConselho Municipal disponibiliza 3200 bancas após retirada de vendedores informais dos passeios

Conselho Municipal disponibiliza 3200 bancas após retirada de vendedores informais dos passeios

Após a retirada dos vendedores informais que ocupavam os passeios e bermas da estrada na manhã desta segunda-feira, o Conselho Municipal da Cidade de Maputo emitiu um aviso público a informar sobre medidas alternativas para a continuidade das atividades comerciais.

De acordo com o aviso publicado nas redes socias na página da edilidade, estão disponíveis cerca de 3.200 bancas, distribuídas por 18 mercados municipais da cidade. E aos vendedores que já receberam as guias de alocação, recomenda-se que se apresentem nos respetivos mercados para ocupar os seus espaços.

E para os comerciantes que ainda não receberam as guias, o Conselho Municipal orienta que se dirijam à Direção Municipal de Mercados e Feiras ou entrem em contacto com as equipas móveis que estarão a circular na zona da Praça dos Combatentes, com o objetivo de emitir as guias necessárias para posterior encaminhamento aos mercados disponíveis.

Além disso, a edilidade apela aos condutores de transportes colectivos e semi-colectivos de passageiros que procedam ao embarque e desembarque no interior do Terminal da Praça dos Combatentes, evitando paragens fora das zonas autorizadas.

O apelo estende-se ainda aos condutores de “boleias pagas”, recomendando que evitem parar ou estacionar em locais que prejudiquem a circulação de veículos e peões, de modo a garantir a fluidez do trânsito e a segurança nas vias públicas.

Com estas medidas, o município pretende ordenar a actividade comercial informal e melhorar a mobilidade urbana, particularmente numa das zonas mais movimentadas da capital moçambicana.

De lembrar que durante as duas últimas semanas, a Polícia Municipal levou a cabo uma campanha de sensibilização junto dos vendedores informais, apelando para o abandono voluntário dos espaços considerados impróprios para a actividade comercial. Segundo as autoridades, esta fase visou evitar confrontos e dar oportunidade aos comerciantes de se regularizarem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Talapa exalta contributo da obra do Sheik Aminuddin

0
A Presidente da Assembléia da República, Margarida Talapa, expressou, ontem (25), em Maputo, o seu apreço pelo contributo do Sheikh Amminudin Muhammad, à cultura...
- Advertisment -spot_img