27.1 C
New York
Sunday, September 21, 2025
InícioEconomiaLançado no país programa de fomento de conteúdos cinematográficos da CPLP

Lançado no país programa de fomento de conteúdos cinematográficos da CPLP

Foi lançado este fim-de-semana, nas cidades de Maputo, Beira e Nampula, a III edição do Programa DOCTV E FICTV CPLP- (PAVIII)-2025, conhecido como Programa de Fomento à Produção de Conteúdos Audiovisuais e Cinematográficos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
As convocatórias nacionais, que iniciaram na sexta-feira, prolongar-se-ão até ao dia 25 de Setembro, com oficinas de capacitação técnica e articulação institucional por meio da Rede CPLP Audiovisual, composta pelas emissoras públicas de televisão dos países participantes.
O Programa CPLP Audiovisual 2025 actuará por meio da Rede CPLP Audiovisual, composta pelas emissoras públicas (Televisão de Moçambique), e autoridades audiovisuais (Instituto Nacional das Indústrias Culturais e Criativas), e o mesmo acontecerá nos demais países falantes da língua portuguesa, nomeadamente: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
A iniciativa visa apoiar a produção e a circulação de documentários e obras de ficção, promovendo o fortalecimento das identidades nacionais, o diálogo intercultural e o desenvolvimento do sector criativo no espaço lusófono.
O lançamento oficial decorreu em Maputo, Beira, Nampula e contou com a participação do director-geral do Instituto Nacional das Indústrias Culturais e Criativas (INICC), Roberto Dove, do secretário-geral da Associação Moçambicana de Cineastas (AMOCINE), Gabriel Mondlane; do presidente do Conselho de Administração da Televisão de Moçambique, Hélio Jonasse; figuras do cinema nacional, produtores, realizadores, cinéfilos e público em geral.

 

Fonte: Jornal Noticias

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Vendedores de Massinga continuam nas ruas apesar dos riscos

0
Na Vila de Massinga, em Inhambane, Moçambique, a EN1 transformou-se num mercado caótico, onde vendedores arriscam a vida diariamente para sustentar as suas...
- Advertisment -spot_img