Resumo
Três mil habitantes de quatro localidades em Catuane, Matutuíne, correm o risco de ficar isolados devido ao possível transbordo do rio Maputo, provocado pelas descargas da barragem de Phongola Port, na África do Sul. As autoridades da barragem anunciaram descargas programadas para aliviar a infraestrutura, que está acima de 90% da capacidade. Ernesto Tivane, da ARA-sul, alerta para a necessidade de precaução devido ao potencial de inundações e perturbações na circulação.
É uma situação que poderá ser causada pelo transbordo das águas do rio Maputo, em resultado das descargas da barragem de Phongola Port, na vizinha África do Sul.
Em comunicado, citado pela RM, as autoridades da barragem de Phongola Port anunciaram descargas programadas para finais deste mês, uma medida que visa aliviar a infra-estrutura que neste momento, está acima de 90 por cento da sua capacidade de armazenamento.
Ernesto Tivane, técnico da ARA-sul, apela a tomada de medidas de precaução, face a situação que pode não apenas gerar inundações de campos agrícolas, mas também poderá afectar a transitabilidade.
Foto: Arquivo
Fonte: Jornal Noticias