27.1 C
New York
Thursday, October 16, 2025
InícioDesportoConde e Dove asseguram Mambas focados diante da Guiné

Conde e Dove asseguram Mambas focados diante da Guiné

Resumo

O Selecionador Nacional, Chiquinho Conde, e o jogador Edmilson Dove antecipam um jogo difícil contra a Guiné-Conacri, destacando a preparação focada dos Mambas para alcançar o objetivo de lutar pelo apuramento para o 'play-off' do Mundial 2026. Conde elogiou a qualidade da equipa adversária, salientando a importância de desfrutar do jogo e dar alegria aos adeptos, enquanto lamentou a ausência de Guima por motivos familiares. Diogo Calila, recuperado de lesão, chegou e treinou após exames médicos.

O Seleccionador Nacional, Chiquinho Conde, e o jogador Edmilson Dove fizeram a antevisão do jogo desta quinta-feira, 9 de Outubro, e perspectivam uma partida difícil diante da Guiné Conacri. Ambos dizem que os Mambas estão focados para alcançar os seus objectivos que passam por lutar pelo apuramento ao ‘play-off’ de acesso ao Mundial 2026.

 

Por Alfredo Júnior

 

Após três dias de intenso trabalho, a Selecção Nacional de Futebol, Mambas, diz-se pronta para o jogo diante da Guiné-Conacri, a contar para a 9ª jornada do Grupo F de qualificação ao Mundial 2026.

VEJA NO NOSSO YOUTUBE

Na antevisão da partida Chiquinho Conde reafirmou o compromisso do seu esquadrão para continuar a lutar pelos seus objectivos, reconhecendo que o adversário de quinta-feira, 9 de Outubro, é forte, mas que está ao alcance dos Mambas.

 

“A Guiné-Conacri, sim, é uma equipa forte, uma seleção forte, como é a Uganda, como é a Argélia. Nós intrometemos nesta luta com muita tranquilidade, com muita categoria, graças aos jogadores, pela qualidade que nós temos, qualidade que eles têm empreendido ao serviço da Seleção Nacional, em contextos variáveis, contextos diferentes, e é claro que a Guiné-Conacri, sendo uma seleção forte, mudou o treinador, eu conheço o Paulo Duarte, fizemos uma formação juntos em Portugal, fomos adversários também, ele ainda na União de Leiria. É uma equipa bem orientada, e obviamente que vai ser um jogo difícil, como todos os outros, mas cabe a nós pegarmos nas ferramentas que temos, desfrutar, desfrutar, porque sabendo perfeitamente que é um jogo, o último jogo que nós fazemos na nossa casa, este ano, porque depois vem a data FIFA em Novembro, em princípio queremos jogar fora, antes do ano, queremos fazer de tudo para poder darmos alegria ao povo e a todos os amantes do futebol, adeptos dos Mambas”, disse Conde.

 

GUIMA VAI SER PAI

 

Para este jogo, Conde não poderá contar com Guima, jogador que pediu a dispensa por razões pessoais e familiares.

 

“A questão do Guimarães é muito sensível, é uma questão familiar, tem a ver fundamentalmente com questões também da gestão da sua família, ele tem a esposa que está prestes a ter o bebê, para mim, na minha concepção, há mais vida para além do futebol, é importante que nós tenhamos a consideração do bem-estar e a família é fundamental, ele é o suporte da família, tem a esposa sozinho e praticamente condiciona a sua presença aqui, porque nem se calhar teríamos ele em condições psíquicas com a preocupação de poder deixar a sua família. É um jogador querido por todos, para mim é especial, porque no jogo de quartas para mim é como se fosse um coringa, joga em várias posições no meio-campo, eu posso a qualquer momento alterar a matriz sem que de facto mude as peças”, disse o seleccionador nacional.

 

CALILA RECUPERADO CHEGOU E TREINOU

 

Quem realizou apenas um único treino foi Diogo Calila que chegou na manhã desta quarta-feira, depois de ter sido submetido a exames médicos e tratamentos, devido a uma lesão contraída no fim-de-semana e Conde conta com ele para o jogo.

 

“O Calila era para ter chegado na terça-feira com o Pepo, pelas circunstâncias que aconteceram no jogo, ele teve uma entorse do primeiro grau, a sua equipa e a equipa médica achou por bem que ele permanecesse em Portugal para fazer os exames médicos e tratamentos médicos, porque por causa do edema, 10 horas de viagem em altitude, corria o risco do edema aumentar e não estar em condições. Chegou essa manhã com muita disponibilidade, com muita alegria, treinou, mostrou-se disponível e é mais um que temos para poder ajudar-nos a chegarmos a esse bom porto”, referiu o timoneiro dos Mambas.

 

Por outro lado, Edmilson Dove deu conta que o balneário está focado para o jogo diante da Guiné e preparado para chegar aos objectivos traçados para esta campanha que passa por chegar mais longe na luta pela qualificação ao Mundial 2026.

 

“Temos um ambiente saudável, acolhedor, acima de tudo, porque temos jogadores que estão aqui há muito tempo, mas não se sentem fora daquilo que é o grupo de trabalho. Para mim, particularmente, é um sonho que se pode tornar real, e eu acho que essa é a ideia que qualquer ou todos nós que representamos a seleção nacional, temos que ter a crença de que é possível dar de todas as formas, conseguir um resultado positivo, porque só assim conseguimos manter a ideia de irmos ao Mundial”, comentou Edmilson Dove.

 

Dove regressa à seleção depois de ausência nas duas últimas partidas e de ter se transferido para o futebol do Iraque, monstrando disponibilidade para a partida.

 

“Claro, não estive presente, sim, por questões que já mencionou, mas nunca deixei de fazer parte do grupo, porque acredito que o espaço da seleção nacional é para todos aqueles que o míster convoca. Estou muito bem, feliz por estar de volta e pronto para apoiar e dar o meu contributo no que for preciso”, concluiu Dove.

 

Na primeira volta, Moçambique derrotou a Guiné por uma bola a zero em jogo realizado a 10 de Junho, no Estádio Ben M’Hamed El Abdi, em El Jadida, no Marrocos. (LANCEMZ)

Fonte: Lance

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Revisão dos Estatutos da Ordem dos Contabilistas e Auditores Visa Clarificar...

0
A Ordem dos Contabilistas e Auditores de Moçambique (OCAM) está a rever os seus estatutos após treze anos, com o objetivo de clarificar normas, reforçar a...

Projecto Moçambique Seguro

- Advertisment -spot_img