27.1 C
New York
Sunday, November 2, 2025
InícioCulturaMUSIARTE e CMM arrancam com a 2ª fase da Iniciativa CULTURA E...

MUSIARTE e CMM arrancam com a 2ª fase da Iniciativa CULTURA E CIDADANIA

Resumo

A Fundação MUSIARTE e o Conselho Municipal de Maputo deram início à 2ª fase da iniciativa Cultura e Cidadania, com a requalificação da Rua da Catembe através de arte urbana, envolvendo artistas moçambicanos e italianas. A ação visa incluir os jovens moradores de rua da baixa da cidade, promovendo a responsabilidade cidadã. Lançada em 2023, a iniciativa pretende utilizar as artes para o desenvolvimento social, valorizando o património cultural e histórico da capital e enriquecendo a vida dos munícipes com eventos culturais. O projeto busca a colaboração de diversas entidades locais para melhorar infraestruturas, saneamento, segurança e aspeto visual da baixa da cidade.

A Fundação MUSIARTE,  em parceria com o Conselho Municipal de Maputo, dá arranque com a 2ª fase da iniciativa CULTURA e CIDADANIA. No âmbito da iniciativa Cultura e Cidadania, iniciaram-se, em 25 de outubro, as obras da 2ª fase do projeto de requalificação da Rua da Catembe, na Baixa da Cidade, que ganhará uma nova imagem através da arte urbana

A primeira fase incluiu a Travessa Tenente Valadim, enquanto a segunda abrange a Rua da Catembe, contando com a participação de artistas moçambicanos, como Sebastião Coana, e das artistas italianas Barbara Migliaccio e Sara Zecchino.

No espírito da inclusão social, a iniciativa envolve nas suas acções os jovens moradores de rua da baixa da cidade, para que se apropriem e sintam-se responsáveis pelo zelo da cidade enquanto cidadãos. 

Criada em 2023, a iniciativa tem como objetivo promover a utilização das artes como veículo de desenvolvimento social, contribuindo para a valorização e requalificação dos patrimónios culturais e históricos da capital, bem como para a organização de eventos culturais que enriqueçam a qualidade de vida dos munícipes.

A iniciativa Cultura e Cidadania pretende continuar a juntar esforços de todas as entidades situadas na baixa da cidade, quer sejam culturais, económicas, estatais, turísticas, entre outras, para a melhoria das condições das infraestruturas, do saneamento do meio, segurança e do aspecto visual desta parte da cidade. 

Fonte: O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Este domingo:  Ferroviário de Nampula X Baía de Pemba em jogo...

0
O Ferroviário de Nampula enfrenta o Baía de Pemba no Estádio 25 de Junho, num jogo da décima nona jornada do Moçambola 2025. A União Desportiva do Songo joga...
- Advertisment -spot_img