27.1 C
New York
Sunday, November 16, 2025
InícioVendasDesportoChapo inaugura Tribunal Judicial de Nampula

Chapo inaugura Tribunal Judicial de Nampula

Resumo

O Presidente da República, Daniel Chapo, inaugurou o Tribunal Judicial de Nampula, destacando a importância da infraestrutura para melhorar as condições de trabalho judiciário e o acesso à justiça. Chapo mencionou os desafios enfrentados pela província, como a demanda processual e a criminalidade organizada, incluindo tráfico de drogas e seres humanos, branqueamento de capitais e exploração ilegal de recursos naturais. O novo tribunal visa acelerar os processos judiciais, especialmente numa província com grande procura por serviços judiciais. O Presidente sublinhou a necessidade de restaurar a confiança pública e combater a corrupção no sistema judiciário, através de medidas preventivas, transparência nos processos judiciais e fortalecimento das inspeções e investigações.

O Presidente da República, Daniel Chapo, inaugurou, neste sábado, o Tribunal Judicial da província de Nampula. Chapo considera que a infra-estrutura representa um passo decisivo para a melhoria das condições de trabalho das instituições judiciárias e o acesso à justiça por parte do povo. 

Durante o seu discurso de inauguração do Tribunal Judicial de Nampula, na província com o mesmo nome, Daniel Chapo destacou os desafios que a província enfrenta na área da justiça. 

“A Província de Nampula enfrenta grandes desafios como a demanda processual, criminalidade organizada e transnacional, destacando-se o tráfico de drogas, órgãos e seres humanos, branqueamento de capitais, exploração ilegal de recursos minerais, florestais e faunísticos, imigração ilegal, entre outros males”, disse o Chefe do Estado. 

Todos os problemas, segundo Chapo, poderão agora ser resolvidos, com a implantação do novo tribunal, visto que, vai contribuir para a celeridade processual, “considerando que esta é a província com maior densidade e, por conseguinte, onde mais se procura os serviços judiciais”. 

O Presidente da República apontou que é preciso restaurar a confiança pública e garantir justiça, através da implementação de medidas efectivas de combate a corrupção dentro do sistema judiciário. 

Chapo destacou, por isso, a necessidade de adopção de mecanismos de  prevenção e combate à corrupção, assegurando  maior transparência nos processos judiciais, o fortalecimento das inspecções e a eficácia das  investigações conduzidas pelas entidades  competentes.

Fonte: O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Conflito entre garimpeiros moçambicanos e zimbabweanos deixa seis feridos

0
Seis pessoas ficaram feridas num confronto na mina de ouro "Seis Carros", em Vandúzi, Manica, entre garimpeiros moçambicanos e um grupo de...
- Advertisment -spot_img