Resumo
Margarida Talapa, Presidente da Assembleia da República, toma posse como membro da Assembleia Plenária do Fórum Parlamentar da SADC em Durban, África do Sul. Também empossados estão os presidentes dos parlamentos de Angola e do Malawi. Talapa participou num simpósio sobre mudanças climáticas na SADC e apresentou propostas para enfrentar o fenómeno. Reuniu-se com os presidentes dos parlamentos de Angola e do Malawi para discutir cooperação e acordos institucionais. Adão de Almeida anunciou que Angola irá organizar a reunião da Assembleia Parlamentar da CPLP no próximo ano, atualmente liderada por Talapa. Talapa expressou o interesse de Moçambique em reforçar a cooperação com o Parlamento do Malawi.
A Presidente da Assembleia da República, Margarida Talapa, toma posse, hoje, como membro da Assembleia Plenária do Fórum Parlamentar da SADC.
A cerimónia de posse vai acontecer na cidade sul-africana de Durban, palco da quinquagésima oitava sessão do Fórum Parlamentar da zona Austral de África.
Igualmente serão empossados, os recém-eleitos presidentes dos parlamentos de Angola, Adão Francisco Coreia de Almeida, e do Malawi, Sameer Suleman.
A Presidente da Assembleia da República participou, esta segunda-feira, no simpósio que reflectiu sobre os efeitos das mudanças climáticas na SADC, uma das mais afectadas pelo fenómeno.
Na procura de soluções colectivas para enfrentar as mudanças climáticas, Margarida Talapa deixou ficar algumas propostas.
Esta segunda-feira, Margarida Talapa manteve encontros de cortesia com os homólogos de Angola e do Malawi.
Com o presidente do parlamento angolano, Margarida Talapa passou em revista a cooperação existente entre os dois órgãos legislativos, sublinhando a necessidade da retoma dos acordos institucionais estabelecidos com a anterior direcção.
Adão de Almeida referiu que Angola tenciona organizar, no próximo ano, a reunião da Asembleia Parlamentar da CPLP, órgão actualmente dirigido por Margarida Talapa.
Igualmente, no encontro com Sameer Suleman, Talapa manifestou o interesse de Moçambique de reforçar a cooperação com o Parlamento Malawiano.(RM Johannesburg)
Fonte: RM






