27.1 C
New York
Saturday, January 31, 2026
InícioEconomiaApreendido camião com duas toneladas de peixe ilegal em Tete

Apreendido camião com duas toneladas de peixe ilegal em Tete

Resumo

O Instituto Nacional do Mar (INAMAR) apreendeu um camião em Tete, transportando duas toneladas de peixe Tilápia de tamanho miúdo, cuja captura é proibida. A apreensão ocorreu durante um controlo rodoviário, sendo o peixe abaixo do tamanho mínimo permitido. As autoridades afirmam que esta situação compromete a sustentabilidade dos recursos pesqueiros na região. Os proprietários reconhecem a infração, mas defendem que a fiscalização deveria começar na albufeira, onde o peixe é capturado. Esta apreensão faz parte de uma campanha de fiscalização marítima em curso desde 18 de novembro, que já resultou na apreensão de cerca de cinco toneladas de peixe capturado ilegalmente.

O Instituto Nacional do Mar (INAMAR) apreendeu, na madrugada desta segunda-feira, na cidade de Tete, um camião que transportava duas toneladas de peixe de tamanho considerado miúdo, cuja captura e comercialização são proibidas.

Trata-se principalmente do peixe Tilápia,  de tamanho considerado miúdo, cuja captura e comercialização são proibidas no país.

Segundo informações avançadas pela fiscalização do INAMAR, a apreensão ocorreu durante uma acção de controlo rodoviário, quando o camião, proveniente do distrito de Cahora Bassa, foi interpelado à entrada da cidade de Tete.

As autoridades explicam que o pescado apreendido não obedecia às normas legais, por se tratar de espécies abaixo do tamanho mínimo permitido, situação que compromete a sustentabilidade dos recursos pesqueiros na albufeira e garantiram a responsabilização dos infratores. 

Os proprietários da carga reconhecem a infracção, porém defendem que as acções de fiscalização deveriam iniciar na albufeira, local de origem do pescado, e não apenas na cidade, argumentando que a intervenção tardia penaliza sobretudo os revendedores e transportadores da mercadoria.

A apreensão insere-se no âmbito de uma campanha de fiscalização levada a cabo pelas autoridades marítimas, iniciada a 18 de Novembro e com término previsto para 20 de Dezembro. 

Desde o arranque da operação, as acções de controlo já culminaram na apreensão de cerca de cinco toneladas de pescado diverso, capturado e comercializado à margem da lei.

Fonte: O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Marrocos em alerta máximo de inundação devido à cheia do rio...

0
As fortes chuvas no norte de Marrocos levaram as autoridades de Ksar El Kebir a elevar o alerta de inundação ao máximo, com o...
- Advertisment -spot_img