27.1 C
New York
Monday, January 12, 2026
InícioInternacionalGuterres chocado com violência contra manifestantes em protestos no Irã

Guterres chocado com violência contra manifestantes em protestos no Irã

As autoridades do Irã devem se abster do uso desnecessário ou desproporcional da força sobre manifestantes que estão saindo às ruas do país para protestar contra o regime.

A declaração é do secretário-geral da ONU, António Guterres, em resposta a relatos de violência contra os iranianos, que segundo o líder das Nações Unidas, têm o direito de se expressar pacificamente e sem medo.

Direito internacional

Segundo agências de notícias, os protestos das últimas 48 horas no Irã já causaram dezenas de mortes em várias cidades do país. 

Guterres disse que está chocado com os relatos de violência e uso excessivo da força que deixou vários feridos.

As manifestações contra o governo do Irã começaram em 28 de dezembro.

media:entermedia_image:9078b9a5-e7cf-459d-b741-9f8efdb986f2

Segundo o secretário-geral da ONU, o direito à liberdade de expressão, reunião e assembleia pacíficas é garantido pelo direito internacional e tem que ser inteiramente respeitado.

António Guterres pediu às autoridades iranianas máxima moderação e que se abstenham de usar a força de forma desproporcional. Ele também pediu que o Governo do Irã tome as medidas para restabelecer o acesso à informação no país incluindo a restauração das comunicações.

Fim do regime de Ali Khamenei

Agências de notícias informaram que as manifestações já se espalharam para mais de 100 cidades.

 Os manifestantes que saíram às ruas para protestar contra a subida da inflação agora exigem o fim do regime do líder supremo do país, Aiatolá Ali Khamenei.

O procurador-geral iraniano disse que qualquer pessoa que proteste contra o regime será considerada uma “inimiga de Alá”, uma ofensa que inclui a pena de morte no Irã. 

Desde o início das manifestações no fim do mês passado, a polícia iraniana tem prendido os participantes.

Fonte: ONU

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Empresários acusam ANE de embargo selectivo de obras no Município de...

0
Embargo de mais 15 de Infra-estruturas comerciais em Chibuto coloca empresários em rota de colisão com o conselho municipal e Administração Nacional de Estradas,...
- Advertisment -spot_img