27.1 C
New York
Sunday, February 1, 2026
InícioNacionalPolíticaGoverno acredita que chama da unidade nacional vai reconciliar os moçambicanos 

Governo acredita que chama da unidade nacional vai reconciliar os moçambicanos 

Na declaração semanal à imprensa, esta sexta-feira, o Porta-Voz do Conselho de Ministros referiu que o Governo acredita que a chama da unidade nacional, que vai percorrer o país a partir de Nangade, Cabo Delgado, vai contribuir para reconciliar os moçambicanos, promover a preservação da História da luta de libertação, elevar a autoestima, educar os mais novos para o patriotismo, para a paz, e ainda realçar as conquistas conseguidas nos 50 anos da independência.

Numa conferência de imprensa realizada na Cidade de Maputo, o Porta-Voz do Conselho de Ministros, Inocêncio Impissa, exortou a participação de todos os moçambicanos nas celebrações dos 50 anos da independência nacional, independentemente das diferenças, em especial aqueles que completam meio século de vida, este ano.

O momento que o Governo espera ser de reconciliação nacional será acompanhado por diversas actividades, com festivais culturais, feiras de saúde, palestras e simpósios sobre várias matérias de interesse público. A marcha arranca segunda-feira, 7 de Abril, e termina a 25 de Junho, no Estádio da Machava, na Cidade da Matola. O percurso completo, em todas as províncias do país, vai durar 79 dias, sendo que o custo previsto para a logística oscila entre 22 milhões de meticais e 30 milhões de meticais.

Mais do que o custo, alertou Inocêncio Impissa, o mais importante é a situação simbólica à volta da chama da unidade nacional. “Esta chama vai permitir uma reconciliação depois dos últimos episódios (…), para que a nossa moçambicanidade volte a ficar imaculada (…), porque os últimos episódios polarizam a sociedade moçambicana”, disse o Porta-Voz do Conselho de Ministros, sem se referir directamente aos protestos pós-eleitorais que paralisaram muitas cidades nacionais.

Fonte: O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Interditada circulação nocturna nos troços recondicionados

0
A Administração Nacional de Estradas (ANE) decidiu interditar, a partir de amanhã (2 de Fevereiro), a circulação de viaturas no período nocturno (das 20...
- Advertisment -spot_img