Resumo
O Ferroviário de Maputo iniciou a defesa do título da Liga SASOL com uma vitória esmagadora sobre o Ferroviário de Nacala por 97-30, no jogo de abertura do "Nacional" de Basquetebol Sénior Feminino. Destaque para Carla Covane e Dulce Mabjaia, ambas com 15 pontos. Noutra partida, as Águias Especiais de Maputo venceram o Clube Liga de Chimoio por 75-58, com destaque para Lembrança Fernando. O Ferroviário de Maputo dominou do início ao fim, com destaque para o primeiro quarto avassalador e um festival de triplos. Nasir Salé fez alterações estratégicas na equipa, mantendo o controlo do jogo. O resultado final foi de 97-30 a favor do Ferroviário de Maputo.
Por Redacção LanceMZ
Logo no primeiro quarto, a turma orientada por Nasir Salé justificou o favoritismo com uma entrada avassaladora, que lhe permitiu abrir uma vantagem de 27 pontos, com os parciais de 38-11.
No segundo quarto, com um festival de triplos de Rossa Cossa e Dulce Mabjaia, o Ferroviário de Maputo não deu margem de manobra ao seu homónimo de Nacala, que não fez mais do que dois pontos em todo o período, com os parciais de 17-2, levando a partida ao intervalo com o placar a marcar 55-13.
Na volta para a segunda parte, Nasir Salé fez alterações no seu cinco inicial, poupando peças como Ingvild Mucuaro, Sílvia Veloso e Carla Covane, mas o domínio das “locomotivas” da capital foi ainda mais evidente, não dando qualquer margem de reacção às “locomotivas” de Maiaia nos últimos dois quartos, fixando o resultado final em 97-30.
Carla Covane, com 15 pontos, 5 ressaltos e 2 assistências, juntamente com Dulce Mabjaia, também com 15 pontos, 4 ressaltos e 2 assistências, foram as principais unidades do Ferroviário de Maputo. Do lado das nacalenses, destacaram-se Angélica Augusto, com 8 pontos e 2 ressaltos, e Arsénia Amade, com 5 pontos, 3 ressaltos e 2 assistências.
No segundo confronto do dia, que colocou frente-a-frente duas das três equipas que asseguraram a qualificação para a 5ª edição da Liga SASOL via Poule de Apuramento, nomeadamente as Águias Especiais de Maputo e o Clube Liga de Chimoio, foram as “polícias” a levarem a melhor, com um triunfo por 75-58.
O duelo teve um início equilibrado, com ambas as equipas a mostrarem-se pouco certeiras na conversão dos ataques, o que resultou num placar magro de 16-15 a favor da Liga de Chimoio.
No segundo quarto, conduzidas por Lembrança Fernando, que vinha fazendo uma bela exibição, as Águias Especiais entraram reconfiguradas e assumiram as rédeas do encontro, dando a volta ao marcador para 32-30 até ao tempo do descanso.
Na segunda etapa, o domínio das “polícias” foi ficando mais evidente, tendo vencido o terceiro e quarto quartos com os parciais de 18-12 e 25-16, confirmando a vitória com o placar final de 75-58.
Fonte: Lance






