Resumo
A seleção nacional de futebol de Moçambique, os Mambas, subiu dois lugares no ranking da FIFA, passando da 99ª para a 97ª posição, com 1234.04 pontos. Esta subida deve-se aos resultados obtidos nos jogos de qualificação para o Mundial 2026, com uma derrota frente ao Uganda e uma vitória sobre o Botsuana. A nível africano, os Mambas mantêm-se na 21ª posição e, entre os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), ocupam o 3º lugar. A Espanha é agora a líder do ranking, ultrapassando a Argentina, que desceu para o terceiro lugar. Portugal trocou de posição com o Brasil, ocupando agora o quinto lugar, após vencer a Liga das Nações e os primeiros jogos de qualificação europeia. A Argentina, atual campeã do mundo, desceu para o terceiro lugar, atrás da França.
Por Vanildo Polege
A subida dos Mambas, é fruto dos resultados alcançados durante a pausa para os compromissos internacionais, com Moçambique a conquistar 3 pontos frutos de uma derrota diante do Uganda por 4-0 em Kampala e uma vitória diante do Botsuana por 2-0 no estádio nacional do Zimpeto, na dupla jornada de qualificação ao mundial 2026.
A nível do continente africano, o combinado nacional continua na 21ª posição, sendo que a nível dos Países Falantes da Língua Portuguesa (PALOP), a turma orientada por Chiquinho Conde permanece no 3 posição.
ESPANHA É NOVA LÍDER E ARGENTINA CAI PARA A TERCEIRA POSIÇÃO DO RANKING
A Espanha de Lamine Yamal é a nova líder do ranking de selecções da Fifa. Dois meses após a última actualização divulgada pela entidade, a Fúria passou a Argentina e agora é a primeira colocada, com 1875.37 pontos. O conjunto de Luis de la Fuente começou muito bem as eliminatórias europeias, no início de Setembro, com vitória por 3 a 0 sobre a Bulgária e goleada por 6 a 0 diante da Turquia.
Sem conquistar um título oficial desde 2019 e em baixa há bastante tempo, a seleção brasileira perdeu uma posição e agora aparece na sexta colocação. O Brasil trocou de posição com Portugal, que conquistou a Liga das Nações em junho e venceu seus dois primeiros jogos nas eliminatórias europeias.
Actual campeã do mundo, a Argentina caiu duas posições e agora ocupa a terceira. Além de verem a Espanha ascender ao topo, os hermanos viram a França de Mbappé os ultrapassarem.
A Itália, que havia deixado o top-10 em julho, está de volta, e a tetracampeã Alemanha, nona colocada na última publicação da Fifa, caiu para a 12ª colocação, atrás de Marrocos. (LANCEMZ)
Fonte: Lance