Rali do Alumínio Perde Força à Medida que Mercado Avalia Fraqueza da Economia dos EUA

0
53

O rali do alumínio perdeu força esta segunda-feira, 24/02, estendendo o recuo iniciado na última sexta-feira, após alcançar o seu nível mais alto em oito meses. A cautela dos investidores aumentou devido aos sinais de enfraquecimento da economia dos Estados Unidos, que lançaram dúvidas sobre a sustentação da procura por metais industriais.

Na última sexta-feira, 21/02, Wall Street registou o seu pior dia de 2025, influenciado por dados que indicam uma desaceleração na actividade económica. Segundo a S&P Global, a actividade empresarial nos EUA cresceu ao ritmo mais lento desde Setembro de 2023, enquanto as expectativas de inflação de longo prazo entre os consumidores atingiram o nível mais alto em quase três décadas.

Evolução Recente do Mercado Global de Alumínio

O mercado global de alumínio tem mostrado volatilidade nos últimos meses, influenciado por factores económicos e geopolíticos.

Metais Têm Início de Ano Sólido, mas Incertezas Persistem

Apesar das preocupações económicas, os metais tiveram um início de 2025 relativamente positivo. A perspectiva de procura manteve-se robusta, mesmo face às incertezas geradas pelas políticas comerciais do Presidente Donald Trump. Além disso, a desvalorização do dólar favoreceu os preços das commodities denominadas na moeda norte-americana.

No entanto, o alumínio, que na quinta-feira registou o seu maior valor de fecho desde Maio, caiu 0,8%, para 2.667 dólares por tonelada, às 10h30 (hora de Xangai), assinalando a segunda sessão consecutiva de perdas. O cobre também recuou 0,4%, enquanto o zinco desvalorizou 0,5%.

A tendência de curto prazo para os metais industriais permanece incerta, com os investidores atentos à evolução dos dados económicos dos EUA e às potenciais mudanças na política monetária da Reserva Federal. Caso os sinais de desaceleração económica se intensifiquem, a pressão sobre os preços das matérias-primas poderá aumentar.

Fonte: O Económico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!