Por: Gentil Abel
Associação Black Bulls (ABB) anunciou esta terça-feira, 23 de julho, a celebração de um acordo com o Sporting Clube de Portugal (SCP) para a aquisição definitiva dos direitos económicos do futebolista moçambicano Geny Catamo.
O entendimento põe fim a um longo impasse negocial que envolvia também o Amora FC e garante uma compensação financeira de até 600 mil euros à equipa moçambicana.
Segundo o comunicado tornado público nas redes sociais da ABB, foi alcançado um entendimento tripartido entre as partes envolvidas (ABB, Amora FC e SCP), que estabeleceu que as negociações seguiriam de forma autónoma entre o clube português e cada uma das entidades. Em resultado disso, o Sporting formalizou a compra dos direitos económicos de Catamo, tendo em conta a importância estratégica do jogador para a equipa lisboeta.
O valor acordado entre a ABB e o clube português poderá atingir os 600 mil euros, sendo 500 mil garantidos e 100 mil euros adicionais sujeitos ao desempenho desportivo de Geny Catamo ao longo das próximas três épocas (2025-2027). A ABB afirma ainda que este acordo “representa mais um marco na consolidação da política de formação e promoção de talentos” do clube.
Geny Catamo, que vem se destacando no futebol português e na Seleção Nacional de Moçambique, passa assim a estar definitivamente vinculado ao Sporting, encerrando um capítulo de indefinição contratual que se arrastava há anos.