27.1 C
New York
Wednesday, October 1, 2025
InícioInternacionalCom dificuldade de obter urnas para eleição interna, PT faz apelo ao...

Com dificuldade de obter urnas para eleição interna, PT faz apelo ao TSE

Com uma eleição direta programada para 6 de julho, o Partido dos Trabalhadores (PT) vai pedir que a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, intervenha para garantir o empréstimo de urnas eletrônicas para os diretórios estaduais do partido.

O presidente interino da legenda, senador Humberto Costa (PT-PI), tem relatado a interlocutores dificuldades para que os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) liberem a cessão dos equipamentos.

Uma reunião entre Costa e Cármen está prevista para a tarde desta quarta-feira (19), no intervalo da sessão do Supremo Tribunal Federal (STF). A secretária nacional de finanças do PT, Gleide Andrade, e o advogado da sigla, Marcelo Schmidt, também devem participar.

Os representantes do partido vão fazer um apelo à ministra para que ela destrave esse impasse, destacando que a votação no Processo de Eleição Direta (PED) ocorre em todo o território nacional e precisa da capilaridade dos TREs.

É comum o uso de urnas eletrônicas em outras ocasiões que não as eleições gerais e municipais. No ano passado, por exemplo, o TRE do Rio de Janeiro emprestou os dispositivos para a eleição da presidência do Flamengo.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) também costuma contar com urnas eletrônicas do TRE do Distrito Federal para votação de listas tríplices. Em geral, os equipamentos são disponibilizados gratuitamente, com a entidade arcando apenas com os custos logísticos.

O PT quer garantir esses “empréstimos” porque, sem as urnas eletrônicas, o processo de eleição direta será muito mais caro para os cofres do partido, considerando que são 1,3 milhão de filiados aptos a votar.

Há também uma mensagem política. Com a solicitação, o partido busca passar o recado de que confia integralmente nas urnas – uma narrativa que contrapõe a do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), declarado inelegível por atacar, sem provas, o sistema eletrônico de votação.

Fonte: CNN Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Moçambique pode intensificar esforços para alcance de Cobertura Universal de Saúde,...

0
Moçambique ainda está distante de alcançar as metas da Cobertura Universal de Saúde (CUS) até 2030, advertiu Sérgio Chicumbe, orador da Sessão Plenária 1...
- Advertisment -spot_img