27.1 C
New York
Wednesday, November 5, 2025
InícioEconomiaEstado Contrata Consultores para Reabilitação da EN1, Com Investimento Total de 3,5...

Estado Contrata Consultores para Reabilitação da EN1, Com Investimento Total de 3,5 Milhões de Dólares

Questões-Chave

A Administração Nacional de Estradas (ANE) contratou dois consultores internacionais para desenvolver o projecto conceptual de reabilitação, reconstrução e manutenção da Estrada Nacional Número 1 (EN1), considerada a principal via de ligação entre o norte e o sul de Moçambique. A empreitada insere-se num plano mais amplo, estimado em 3,5 mil milhões de dólares, que visa assegurar a durabilidade e funcionalidade da via para os próximos anos.

De acordo com a ANE, os consultores apoiarão na produção de documentação técnica para os concursos e nos processos de contratação baseados no desempenho. A EN1 é considerada a “espinha dorsal” da rede viária nacional e está actualmente em níveis de degradação elevados, afectando a fluidez do transporte de mercadorias e pessoas.

Os troços a intervir foram divididos em três lotes principais:

Segundo o ministro dos Transportes e Comunicações, João Matlombe, os trabalhos preparatórios decorrem com 1,1 mil milhões de dólares já garantidos, com expectativa de mobilizar os restantes 2,4 mil milhões. A primeira fase inclui a reabilitação de pelo menos 800 km, com apoio do Banco Mundial.

O Governo reconhece que o estado da EN1 é um entrave ao desenvolvimento económico e logístico do país, comprometendo a competitividade e o custo do transporte de mercadorias. A actual intervenção é vista como uma oportunidade para reverter o quadro de degradação e modernizar a principal via rodoviária de Moçambique.

Fonte: O Económico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Optimismo Empresarial Persiste Apesar dos Riscos Macroeconómicos

0
O Standard Bank destaca a resiliência das empresas moçambicanas face a pressões inflacionárias e escassez de divisas, prevendo uma consolidação da retoma...
- Advertisment -spot_img