Nedbank Group Vende Participação de 21,2% no Ecobank Transnational Incorporated à Bosquet Investments por 100 Milhões de Dólares

0
5

O grupo bancário sul-africano Nedbank anunciou a venda da sua participação de 21,2% no Ecobank Transnational Incorporated (ETI) à Bosquet Investments Limited, por um valor de 100 milhões de dólares, cerca de 1,8 mil milhões de rands, num movimento estratégico que redefine o seu posicionamento no continente africano.


A operação surge na sequência da revisão estratégica do investimento financeiro do Nedbank no ETI, classificado, desde 30 de Junho de 2025, como activo não corrente detido para venda, em conformidade com a norma IFRS 5.

Jason Quinn, Presidente Executivo do Nedbank Group, afirmou que a decisão de alienar a participação no ETI resulta de uma avaliação detalhada da sua adequação estratégica, desempenho financeiro e potencial de criação de valor a longo prazo. “Esta decisão está alinhada com o nosso objectivo de optimizar a alocação de capital e concentrar-nos nas áreas de crescimento central. Representa o encerramento de um capítulo importante da nossa trajectória com o ETI, que se estendeu por muitos anos”, sublinhou.

O executivo aproveitou para expressar “gratidão pela integridade e profissionalismo” do conselho de administração do ETI, cuja actuação foi determinante para conduzir a instituição através de contextos complexos e para o avanço da sua missão pan-africana.

Segundo Quinn, a venda representa também um reajuste da estratégia do Nedbank no resto de África, com enfoque claro nas regiões da SADC e da África Oriental, em negócios detidos e controlados pelo grupo e onde é possível “jogar com as nossas forças”.

A compradora, Bosquet Investments, é o veículo de investimento privado de Alain Nkontchou, Sócio-Gerente e co-fundador da Enko Capital Management LLP, grupo de gestão de activos com enfoque africano criado em 2008, que administra cerca de 1,2 mil milhões de dólares em activos. Alain Nkontchou foi Administrador Não Executivo do ETI entre Abril de 2015 e Junho de 2024, assumindo a presidência do conselho em Junho de 2020.

A concretização da venda está apenas condicionada à obtenção das necessárias aprovações regulatórias nas jurisdições relevantes, estando prevista a sua implementação no quarto trimestre de 2025. A Bosquet Investments já providenciou garantias adequadas que comprovam o financiamento da transacção.

O Nedbank Group é um dos maiores grupos bancários africanos, com operações na África Austral e presença internacional, mantendo estatuto de nível 1 em BBBEE há sete anos consecutivos e classificações elevadas nos índices ESG.

Fonte: O Económico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!