Por: Lurdes Almeida
O Presidente da República, Daniel Chapo, anunciou recentemente, em Nampula, durante a XI Gala Jovem Criativo 2025, a retoma da nova fase dos programas “Meu Kit, Meu Emprego” e “Emprega”. A iniciativa visa proporcionar aos jovens as ferramentas necessárias para estimular o empreendedorismo e criar mais oportunidades de emprego.
Antes de mais, Nampula é a província mais populosa do país, também a que mais enfrenta o desemprego juvenil. Além disso, a falta de oportunidades formais empurra muitos jovens para o sector informal, marcado pela precariedade e instabilidade. E, estes programas oferecem kits de trabalho, capacitação e apoio ao empreendedorismo, tornando-se instrumentos capazes de transformar a realidade local.
Com isso, o estadista reafirmou o compromisso de criar múltiplos caminhos para o empoderamento económico da juventude.
“Cada programa, cada fundo e cada acção traduzem o comprometimento do Governo em criar condições para que o jovem moçambicano seja gerador de riqueza, inovação e transformacao economica e social”, frisou.
A retoma destes programas podem transformar Nampula num polo de inovação juvenil, onde pequenos negócios florescem e criam uma rede de oportunidades. Importa referir que os programas “Meu Kit, Meu Emprego” e “Emprega”, é uma iniciativa do Instituto Nacional de Emprego (IP), com apoio do EMPREGA, que tem financiamento do Banco Mundial.






