Tuesday, December 2, 2025
InícioRegistos e LicençasEducaçãoAtaques em Memba elevam número de deslocamentos 

Ataques em Memba elevam número de deslocamentos 

Resumo

Mais de 82 mil pessoas foram deslocadas devido a ataques terroristas no distrito de Memba, em Nampula, entre 11 e 25 de novembro, de acordo com a OIM. Cerca de 10 mil pessoas fugiram recentemente para escapar à violência, com muitas famílias procurando refúgio no distrito vizinho de Eráti, onde os centros de acolhimento estão sobrelotados. Até 23 de novembro, mais de 14 mil famílias, totalizando 72 mil pessoas, estavam deslocadas, com a maioria concentrada em Alua Sede, Miliva e na Escola Primária de Alua Velha. A situação humanitária é crítica, especialmente para grupos vulneráveis, com 67% dos deslocados a serem menores, mais de 1200 mulheres grávidas em risco e relatos de Violência Baseada no Género.

O número de deslocados resultantes dos recentes ataques terroristas no distrito de Memba, província de Nampula, subiu para mais de 82 mil pessoas, entre 11 e 25 de novembro, segundo o mais recente relatório da Organização Internacional para as Migrações (OIM), das Nações Unidas. A agência alerta para a situação crítica nos centros de acolhimento.

De acordo com o relatório, mais de 10 mil pessoas abandonaram suas casas nos últimos dias para escapar à violência. Grande parte das famílias fugiram para o distrito vizinho de Eráti, onde se encontram instaladas em centros de acolhimento sobrelotados.

 Até 23 de novembro, o número de deslocados já ultrapassava os 14 mil familias, o que equivale a 72 mil pessoas, dos quais mais 49 mil estão concentradas em   Alua Sede, mais de 16 mil em  Miliva e a Escola Primária de Alua Velha, com mais de 15 mil deslocados. 

A situação humanitária é particularmente preocupante entre grupos vulneráveis. O relatório estima que 67% dos deslocados, com mais de 55 mil menores e há mais de 1200 mulheres grávidas em situação de vulnerabilidade. 

A OIM alerta também para vulnerabilidades acrescidas entre mulheres, raparigas, idosos e pessoas com deficiência, assinalando a ocorrência de casos de Violência Baseada no Género.

Fonte: O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

PAPEL DA FAMÍLIA NO SUCESSO ESCOLAR DOS ESTUDANTES

0
O papel da família na educação é crucial para o desempenho dos estudantes. O acompanhamento dos pais influencia positivamente o percurso académico e a formação...
- Advertisment -spot_img