Resumo
Em Maputo, é lançada a primeira pedra para a construção de uma unidade industrial de montagem de telemóveis e laptops pela MSource, com um investimento de três milhões de dólares. O projeto visa atender à crescente procura local e regional por estes equipamentos, reduzindo a dependência de importações. A empresa pretende impulsionar o desenvolvimento económico, criar empregos e promover a transferência de tecnologia, contribuindo para fortalecer a economia nacional. A fábrica terá duas linhas de montagem semi-automáticas com capacidade inicial de 80.000 unidades por mês, expansível até 300.000 unidades. Os equipamentos principais estarão operacionais em seis a oito meses, com foco inicial em telemóveis 2G e 4G, smartphones de nível médio 4G, pequenos electrodomésticos e laptops no futuro.
Com um investimento de três milhões de dólares, o projecto visa suprir a crescente demanda local e regional por telemóveis e equipamentos semelhantes, reduzindo a dependência de importações.
“Com esta iniciativa, a MSource espera fomentar o desenvolvimento económico, criar empregos e promover a transferência de tecnologia, contribuindo para a substituição de importações e o fortalecimento da economia nacional”, indica uma nota enviada ao “Notícias Online”.
A fábrica, localizada em uma área especializada, contará com duas linhas de montagem semi-automáticas de 40 metros cada, permitindo uma capacidade inicial de produção de 80.000 unidades por mês, expansível até 300.000 unidades. As instalações incluirão linhas de montagem, laboratório de testes e qualidade, linha de empacotamento, entre outros.
De acordo com a empresa, os equipamentos principais estarão operacionais em seis a oito meses, e a produção inicial focará em telemóveis 2G e 4G featurephone; telemóveis smart featurephone 4G; smartphones de nível médio 4G; pequenos electrodomésticos (no futuro); laptops.
Fonte: Jornal Noticias






