27.1 C
New York
Wednesday, October 22, 2025
InícioNacionalSociedadePaís recebe cinco mil animais bravios

País recebe cinco mil animais bravios

Moçambique recebe animais bravios pata restaurar as áreas de conservação, através do repovoamento dos parques e reservas

Moçambique vai receber, até finais de Agosto próximo, um total de 4 712 animais bravios de Zimbabwe e Suazilândia, um exercício que iniciou a 26 do mês corrente e que é considerado uma das maiores translocações em África.

O exercício surge no âmbito da implementação do Plano Estratégico da Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC) 2015-2024, que define a necessidade de assegurar a restauração das áreas de conservação, através de repovoamento faunístico dos parques e reservas nacionais, explica um comunicado do Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural, citado pela AIM.

O repovoamento vai permitir que estas áreas continuem a prestar serviços ecossistémicos e se transformem em pólos de atracção do turismo e de desenvolvimento das comunidades locais, através de oferta de postos de emprego.

Para o efeito, a ANAC vai translocar 4 712 animais bravios de diversas espécies, para o repovoamento da Reserva Especial de Maputo e do Parque Nacional do Zinave, durante o ano em curso, um processo que arrancou no dia 26, com a chegada de 51 impalas provenientes do Zimbabwe.

“Prevê-se a movimentação para o Parque Nacional do Zinave de 50 elefantes, 200 búfalos, 200 elandes, 100 girafas, 900 impalas, 50 cudos, 300 bois-cavalo e 200 zebras a partir do ‘Save Valley Conservation’ no Zimbabwe, e de 400 inhacossos e 100 changos a partir do Parque Nacional de Gorongosa”, refere o documento.

Enquanto isso, a Reserva Especial de Maputo irá receber do “Big Game Parks” da vizinha Suazilândia 400 zebras, 200 bois-cavalo, 500 impalas, 12 girafas, 50 cudos, 200 búfalos e 800 pivas, bem como 100 facoceros da Gorongosa.

Os animais provenientes do Zimbabwe fazem parte de um lote de 2 000 que aquele país vizinho se comprometeu a fornecer a Moçambique, durante a VI Reunião Ministerial do Parque Transfronteiriço do Grande Limpopo, realizada em Fevereiro último, em Maputo.


Fonte:http://opais.sapo.mz/index.php/sociedade.html

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

PR lamenta morte do jornalista Fernando Veloso

0
O Presidente da República, Daniel Chapo, manifestou a sua solidariedade pela morte do Jornalista moçambicano, Fernando Veloso, ocorrido ontem em Lisboa, Portugal.Falando no balanço...
- Advertisment -spot_img