InícioRevistaInternacionalLíder da Colômbia diz-se pronto para iniciar a transição com presidente eleito

Líder da Colômbia diz-se pronto para iniciar a transição com presidente eleito

Resumo

O Presidente cessante da Colômbia, Gustavo Petro, está pronto para iniciar a transição governativa com Abelardo de la Espriella, vencedor das presidenciais. Petro, que ainda não falou com De la Espriella, promete ser um opositor acérrimo do novo Presidente, de direita radical. De la Espriella venceu com 49,7% dos votos, derrotando Iván Cepeda. Petro indicou que a Casa de Nariño está vaga para o sucessor e pediu à esquerda colombiana para se organizar. Ambos Petro e Cepeda reconheceram a vitória de De la Espriella, prometendo uma oposição firme a possíveis reversões das reformas sociais. O partido Pacto Histórico anunciou que liderará essa oposição, com Petro a ser apontado como líder, sem detalhes sobre a sua condução.

O Presidente cessante da Colômbia, Gustavo Petro, declarou estar pronto para iniciar a transição governativa com Abelardo de la Espriella, vencedor das presidenciais de domingo, com quem ainda não falou.

"Estamos prontos (...) Estamos à espera que venham e se sentem", disse Petro à imprensa, na sexta-feira, acrescentando que ainda não falou com De la Espriella, de quem promete ser um opositor acérrimo.

De la Espriella, de direita radical, obteve 49,7% - correspondente a 12,9 milhões de votos - na segunda volta das presidenciais, derrotando Iván Cepeda (48,7%), o candidato de esquerda apoiado por Gustavo Petro.

Após reunir-se com Iván Cepeda, Gustavo Petro - constitucionalmente impedido de concorrer a um segundo mandato - indicou que a Casa de Nariño, sede da Presidência da Colômbia, está agora vaga para o seu sucessor.

O Presidente afirmou que a esquerda colombiana deve organizar-se para que, durante o governo de De la Espriella, que tomará posse a 07 de agosto, as "reformas sociais" não sejam revertidas.

"O Abelardo devia vir aqui receber este governo e dar-nos os parabéns, porque soube fazer isto", acrescentou Petro.

Após a primeira volta das presidenciais, o atual chefe de Estado acusou a campanha de Abelardo de la Espriella de compra de votos e rejeitou os resultados.

Mas, na sexta-feira, num comunicado, o presidente cessante assegurou que a sua posição "não será impeditiva da mudança de governo" e que já estão "prontos para o processo de transição".

"Preparámo-nos técnica, metodológica e logisticamente para esta tarefa; mais de 200 funcionários participaram neste trabalho, compilando informação e definindo prioridades para atenção imediata, de forma a garantir a continuidade do Estado, que é um princípio constitucional", afirmou Petro.

Também Iván Cepeda reconheceu na quarta-feira a vitória de De la Espriella, três dias após a segunda volta mais renhida da história eleitoral da Colômbia.

“Como candidato do Pacto Histórico e a Aliança pela Vida, tal como anunciei na altura e nesta fase da contagem dos votos, decidi aceitar o resultado que decorre desse processo e que indica que Abelardo de la Espriella é o novo Presidente da República”, afirmou Cepeda numa conferência de imprensa.

Na sexta-feira, o partido Pacto Histórico, de Petro e Cepeda, anunciou que apresentará uma "oposição firme, democrática e mobilizada" a qualquer tentativa de desmantelar as reformas implementadas durante o atual governo.

Quando questionado sobre quem irá liderar a oposição, Cepeda apontou para Petro, sem adiantar mais pormenores sobre a forma como o presidente cessante irá conduzir a oposição.

 

Fonte: TVI

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

RAM não vai acalmar. 40% agora, e 30% depois!

0
A crise atual não é apenas e só culpa da Inteligência Artificial. Como já disse outras vezes, a culpa não tem um único alvo,...
- Advertisment -spot_img