InícioTecnologiaPreços vão baixar depois da crise de chips? Achas mesmo?

Preços vão baixar depois da crise de chips? Achas mesmo?

Resumo

A crise atual na produção de chips de memória não é exclusivamente causada pela Inteligência Artificial, mas sim por uma combinação de vários fatores, incluindo a falta de investimento das fabricantes. A pandemia de COVID-19 levou as empresas a cortar na produção para aumentar os lucros, resultando num adiamento na criação de novas linhas de produção até 2028. Esta situação levará a um aumento de preços nos dispositivos eletrónicos, como smartphones, devido à escassez de chips e ao aumento da procura. Prevê-se que, apesar da normalização da produção, os preços se mantenham elevados devido à crescente necessidade de memória nos aparelhos tecnológicos. Prepare-se para pagar mais por dispositivos com mais capacidade, uma vez que a tendência é de preços mais altos no futuro.

A crise atual não é apenas e só culpa da Inteligência Artificial. Como já disse outras vezes, a culpa não tem um único alvo, são vários. De facto, para mim, a maior parte da culpa tem de cair em cima das fabricantes, que deixaram de investir na produção, preferindo margens de lucro gordas.

Ou seja, este “boom” da IA não é novidade para ninguém. Era sabido que isto ia acontecer. A questão é que, desde a pandemia de COVID-19, as grandes fabricantes de chips de memória decidiram deixar de investir. Algumas até cortaram na produção para ganhar mais dinheiro.

Não é por acaso que só vamos ver novas linhas de produção lá para 2028, e ninguém sabe muito bem qual é o impacto dessas linhas, porque a procura por chips continua a aumentar.

É exatamente isto que as fabricantes querem. Produzir o mesmo, e ganhar muito mais por cada componente vendido.

Sim, é verdade que tudo isto é cíclico, e que a tendência no mundo da tecnologia é ver os preços a baixar. Mesmo que por vezes existam estes momentos de pânico. Mas, se achas que vais comprar um iPhone 20 ao mesmo preço que compras agora um iPhone 17, podes esquecer isso. O iPhone 18 Pro vai aumentar 200€ ou 300€, e o iPhone 20 nunca irá baixar para os valores do passado.

Aliás, diz-me um smartphone que tenha baixado de preço de um ano para o outro… Boa sorte… São mesmo muito poucos. De cabeça, só te consigo dizer uma vez. Quando a Samsung baixou o preço dos seus Galaxy, porque tirou o carregador da caixa.

O que vai acontecer é… O preço por GB vai baixar à medida que a produção normaliza, e outras empresas entram no mercado para tentar rivalizar com as gigantes. Mas, quando isso acontecer, os aparelhos computacionais já não vão usar 12GB ou 16GB. Com a IA cada vez mais poderosa, e apps também elas mais “gulosas”, a quantidade de memória vai aumentar de forma significativa, e como tal, os preços vão continuar altos, apesar de conseguires mais especificações técnicas.

Por isso, prepara a carteira.

Qual é a tua opinião acerca deste assunto? Estás a pensar aguentar o teu smartphone atual durante mais uns tempos para fugir a esta escalada de preços?

 

Fonte: Zero Zero

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Sporting fecha jovem extremo, dupla de laterais a caminho do Gil...

0
O Sporting está a ultimar a contratação de Rodrigo Rodrigues, extremo do Gil Vicente, confirmou o Maisfutebol a notícia avançada por A Bola. O jovem...
- Advertisment -spot_img