27.1 C
New York
Tuesday, September 23, 2025
InícioInternacionalAiea espera danos “muito significativos” após ataques a usinas nucleares no Irã

Aiea espera danos “muito significativos” após ataques a usinas nucleares no Irã

O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica, Aiea, reuniu-se com o Conselho de Diretores, nesta segunda-feira,em Viena, para informar sobre a situação das instalações no Irã após os ataques de sábado aos locais.

Rafael Mariano Grossi contou que na usina de Fordow, há crateras visíveis indicando o uso de munições no solo. Segundo ele, os danos subterrâneos ainda não foram analisados em detalhes e que “ninguém, incluindo a Aiea, estaria em condições de avaliá-los completamente.”

Prejuízos muito significativos

Na reunião de emergência, Grossi afirmou que esses prejuízos seriam muito significativos tendo em conta a carga explosiva utilizada e a extrema sensibilidade das centrífugas à vibração.

Nesta segunda-feira, a instalação subterrânea de enriquecimento do Irã em Fordow foi atingida novamente e não houve informação imediata das autoridades iranianas sobre os responsáveis e danos.

Agências de notícias informaram que o Irã disparou mísseis e drones contra Israel. Teerã disse que deu carta branca às Forças Armadas iranianas para atacar alvos americanos.

Ataques militares israelenses, na quinta-feira, tiveram como alvo o programa nuclear iraniano em vários locais
Unsplash/Anita Filabi

Ataques militares israelenses, na quinta-feira, tiveram como alvo o programa nuclear iraniano em vários locais

Mísseis e bombas destruidoras

Autoridades do Irã declararam que os Estados Unidos cruzaram “uma linha vermelha muito grande” ao atacar os três locais com mísseis e bombas destruidoras de bunkers pesando acima de 13 toneladas.

Grossi revelou que inspetores da Aiea estão no Irã e podem ajudar a estabelecer os fatos no terreno, “um pré-requisito para qualquer acordo”.

Para isso, ele defendeu o fim de confrontos e que prevaleçam as condições de segurança necessárias, permitindo que o Irã autorize que essas equipes entrem nos locais para avaliar a situação.

Segundo o chefe da Aiea, quaisquer medidas especiais do Irã para proteger seus materiais e equipamentos nucleares podem ser tomadas segundo as obrigações de salvaguardas do Irã e da agência.

Fonte: ONU

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

HCB Avança Com “Central Norte” Para Reforçar Capacidade E Posicionar Moçambique...

0
A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) lançou oficialmente um concurso público internacional para a contratação de serviços de consultoria no âmbito do Projecto da Central Norte de Cahora Bassa (CBN). A iniciativa marca um passo decisivo rumo à implementação de uma nova unidade hidroeléctrica de 1.245 megawatts (MW), consolidando a posição de Moçambique como potência energética regional.
- Advertisment -spot_img