Resumo
Empresários da indústria automóvel da Federação da Rússia planeiam investir na instalação de uma fábrica de montagem de camiões da marca “Kamaz” em Moçambique, com o intuito de fortalecer a cooperação bilateral, criar empregos e impulsionar o crescimento económico. O novo Embaixador da Rússia em Moçambique, Vladmir Nicolaevich Taravov, expressou esta intenção durante a apresentação de cartas credenciais ao Presidente Daniel Chapo. A Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Maria dos Santos Lucas, destacou a experiência positiva do uso de camiões “Kamaz” em Moçambique e salientou que a futura fábrica contribuirá para a criação de empregos diretos e indiretos, bem como para a oferta de diversos serviços.
Resumo gerado automaticamente em 15/09/2025 às 11:14
A ideia visa dinamizar as relações históricas de cooperação bilateral entre os dois países, bem como alavancar a geração de empregos, mobilidade e crescimento económico.
Esta intenção foi manifestada recentemente pelo novo Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da Federação da Rússia, designado para Moçambique, Vladmir Nicolaevich Taravov, durante o acto de apresentação de cartas credenciais ao Presidente da República, Daniel Chapo.
Sem indicar datas para o arranque desta iniciativa, a Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Maria dos Santos Lucas, falando à imprensa em nome do Presidente da República, explicou que, Moçambique já recebeu e usou camiões de marca “KAMAZ” para vários fins e a experiencia foi muito boa devido a robustez do equipamento.
A chefe da diplomacia anotou ainda que a instalação da fábrica vai responder à necessidade de criação de mais empregos directos e indirectos, através da prestação e fornecimento de diversos serviços.
Fonte: Jornal Noticias






