27.1 C
New York
Thursday, December 4, 2025
InícioNacionalSociedadeFuturos instrutores das FADM realizam exercícios de Operações Ribeirinhas na baía da...

Futuros instrutores das FADM realizam exercícios de Operações Ribeirinhas na baía da Katembe

Resumo

As Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), com apoio da Missão de Assistência Militar da União Europeia em Moçambique (EUMAM MOZ), realizaram exercícios de Operações Ribeirinhas na baía da Katembe, no âmbito do Programa Train-the-Trainers. Estas atividades têm como objetivo formar instrutores das Forças de Reação Rápida (QRF), fortalecendo as capacidades técnicas e pedagógicas das tropas para aumentar a autonomia e eficácia operacional, especialmente no norte de Moçambique, incluindo embarque e desembarque com remos, capotamento de embarcações e natação utilitária, visando melhorar a mobilidade e segurança das forças em ambientes aquáticos e promover a sustentabilidade do sistema de formação militar moçambicano em colaboração com a EUMAM MOZ.

Resumo

”As

Resumo

”As

Resumo

”As

Resumo

”As

As Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), com o apoio da Missão de Assistência Militar da União Europeia em Moçambique (EUMAM MOZ), realizaram recentemente, na baía da Katembe, intensos exercícios de Operações Ribeirinhas no âmbito do Programa Train-the-Trainers. 

A iniciativa, voltada para a formação de futuros instrutores das Forças de Reação Rápida (QRF), visa fortalecer as capacidades técnicas e pedagógicas das tropas, promovendo maior autonomia e eficácia no contexto operacional moçambicano, sobretudo nas regiões norte do país.

As actividades incluíram embarque e desembarque com remos, exercícios de capotamento de embarcações e natação utilitária, competências consideradas essenciais para garantir a mobilidade, segurança e eficácia operacional das forças militares em ambientes aquáticos.

O Programa Train-the-Trainers tem como principal objectivo desenvolver as competências pedagógicas dos participantes, capacitando-os para ministrarem, de forma autónoma, cursos semelhantes no futuro. A iniciativa contribui assim para uma maior sustentabilidade e autossuficiência do sistema de formação militar de Moçambique.

A prática de Operações Ribeirinhas reflete o compromisso partilhado entre a EUMAM MOZ e as FADM no reforço das capacidades operacionais. Este trabalho conjunto, que combina a experiência internacional com o conhecimento local, representa um investimento na excelência operacional e no desenvolvimento dos recursos humanos ao serviço da defesa e segurança do país.

Fonte: O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Salim Valá Defende Ruptura Com O Fosso Entre Planificação, Orçamento E...

0
O Ministro Salim Valá apresentou uma agenda de transformação estrutural no Ministério da Planificação e Desenvolvimento, defendendo inovação, coerência entre...
- Advertisment -spot_img