27.1 C
New York
Wednesday, November 19, 2025
InícioVendasDesportoEugénio Saranga expõe “Os que julgam sem voz” na Fundação Fernando Leite...

Eugénio Saranga expõe “Os que julgam sem voz” na Fundação Fernando Leite Couto

Resumo

O artista Eugénio Saranga inaugura uma exposição chamada “Os que julgam sem voz – ensaio sobre a ferida da caça furtiva” na Fundação Fernando Leite Couto. A mostra destaca a sua abordagem às questões contemporâneas da vida selvagem e do comportamento humano ligado à natureza. Saranga é parte da nova geração de artistas moçambicanos que se dedicam a denunciar desequilíbrios e a viver o seu tempo. As suas obras, desenhadas com tinta-da-china e caneta gel sobre papel, exploram a ligação entre o mundo selvagem e espiritual. O vermelho destaca-se nas figuras preenchidas a preto, simbolizando criaturas ávidas por se alimentar de outros seres e animais feridos por uma morte inesperada. Atualmente, Saranga é artista plástico, curador de arte e membro ativo de associações artísticas em Moçambique.

O artista plástico Eugénio Saranga apresenta, nesta quarta-feira, uma exposição intitulada “Os que julgam sem voz – ensaio sobre a ferida da caça furtiva”, na Fundação Fernando Leite Couto. 

A exposição apresenta uma faceta de Saranga, virada para as questões contemporâneas da vida selvagem ao próprio comportamento humano ligado à natureza.

Eugénio Saranga pertence à geração de artistas que se posiciona num momento de reafirmação de arte plástica moçambicana e procura ir além do que se exige ao artista, viver o seu tempo e denunciar o que subverte a ordem das coisas. A natureza e tudo que nela habita. 

Nas obras de desenho com recurso a tinta-da-china e caneta gel sobre papel, as imagens são associadas ao mundo selvagem ao mesmo tempo que espiritual. Sobre as figuras preenchidas pelo preto destaca-se o vermelho, das criaturas ávidas de se alimentar de outros seres, dos animais que serão feridos de uma morte inesperada, que vai servir a um fim que vai além da ganância humana.

Eugénio Saranga é, actualmente, artista plástico e curador de arte. É membro e vice-presidente do Núcleo de Arte e da Associação de Fotografia em Moçambique.

Fonte: O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

FER. BEIRA NA CASA DA ADV DE ABDUL OMAR

0
O Ferroviário da Beira encontra-se na Maxixe, onde a partir das 15.00 horas defronta   a Associação Desportiva de Vilankulo (ADV), em jogo da 21.ª...
- Advertisment -spot_img