27.1 C
New York
Sunday, February 1, 2026
InícioEconomiaPR destaca papel da Itália na assistência aos deslocados em Cabo Delgado

PR destaca papel da Itália na assistência aos deslocados em Cabo Delgado

Resumo

O Presidente da República de Moçambique, Daniel Chapo, está em visita à Itália desde quarta-feira com o objetivo de fortalecer as relações económicas e culturais entre os dois países. Durante a visita, Chapo destacou o papel crucial da Itália no Acordo Geral da Paz de Moçambique em 1992 e a importância da contribuição italiana, especialmente da comunidade Sant’Egidio, na assistência aos deslocados em Cabo Delgado e na busca pela verdadeira paz no país. Chapo foi recebido pelo Presidente italiano Sergio Mattarella e agradeceu o apoio italiano durante a guerra civil que terminou em 1992. A visita de três dias incluiu um encontro com a comunidade Sant’Egidio, onde foi realçado o apoio no auxílio aos deslocados em Cabo Delgado. O foco da visita é obter financiamento para a economia e cultura moçambicanas.

O Presidente da República  visita desde quarta-feira a Itália, com vista a reforçar as relações económicas e culturais. No âmbito da  visita, Daniel Chapo recordou o papel da Itália para o Acordo Geral da Paz de Moçambique em 1992, e reiterou a importância da contribuição deste país, sobretudo da comunidade Sant’egidio, na assistência aos deslocados em Cabo Delgado e  para o alcance da verdadeira paz em Moçambique.

Daniel Chapo aterrou esta quarta-feira na Itália, em mais uma viagem que visa fortalecer as relações diplomáticas com o ocidente. 

Foi recebido pelo seu homólogo, Sergio Mattarella, onde na primeira interação, agradeceu o apoio da atália para o alcance da paz, durante a guerra civil, que terminou em 1992.

Uma das agendas do chefe de estado neste país europeu é o encontro já realizado com a comunidade Sant’egidio, no qual destacou o apoio na assitencia aos deslocados do terrorismo em Cabo Delgado. 

A visita do chefe do Chefe de Estado à Itália é de três dias e versa na busca de financiamento para a economia e cultura.

Fonte: O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Interditada circulação nocturna nos troços recondicionados

0
A Administração Nacional de Estradas (ANE) decidiu interditar, a partir de amanhã (2 de Fevereiro), a circulação de viaturas no período nocturno (das 20...
- Advertisment -spot_img