O Presidente da República, Daniel Chapo, oficializou hoje a retoma do projecto de exploração de gás natural liderado pela multinacional TotalEnergies, em Afungi, distrito de Palma, província de Cabo Delgado, cujas actividades estavam paralisadas desde 2021, na sequência de ataques terroristas.
Na ocasião, o Chefe do Estado afirmou que a redução significativa dos ataques armados na região foi determinante para o levantamento da cláusula de força maior que ditou a suspensão do empreendimento por cerca de cinco anos. Segundo Daniel Chapo, actualmente não existe nenhum distrito ocupado por terroristas em Cabo Delgado, registando-se apenas incidentes esporádicos, o que criou condições para o reinício das operações.
Por sua vez, o CEO da TotalEnergies, Patrick Pouyanné, destacou a necessidade de se evitar a propagação de boatos, sublinhando que a província de Cabo Delgado apresenta um ambiente de estabilidade progressiva e que os projectos da multinacional já decorrem dentro da normalidade prevista.
Fonte: Jornal Noticias






