27.1 C
New York
Friday, October 17, 2025
InícioNacionalSociedadeCiclone Gamane faz 18 mortos em Madagáscar

Ciclone Gamane faz 18 mortos em Madagáscar

Subiu de 11 para 18 o número de mortos na sequência do ciclone Gamane, que atingiu Madagáscar na quarta-feira. De acordo com o Gabinete Nacional de Gestão de Riscos e Catástrofes, mais de 20.000 pessoas estão deslocadas, para além de casas que foram arrastadas.

Ventos violentos derrubaram árvores e correntes de água invadiram aldeias quando o ciclone Gamane, que inicialmente se esperava que passasse ao largo de Madagascar, no leste da África Austral, mudou de rota e atingiu o norte deste país na quarta-feira.

De acordo com o Gabinete Nacional de Gestão de Riscos e Catástrofes, 18 pessoas morreram, sendo que algumas morreram afogadas e outras morreram devido ao desabamento de casas ou à queda de árvores. O ciclone deslocou-se lentamente, o que amplificou os seus efeitos destrutivos, levando mais 20 mil pessoas a se deslocarem. Há mais de 5 mil casas afectadas, para além de que muitas estradas e pontes ficaram inundadas, isolando algumas regiões de Madagáscar.

No local devastado pelo ciclone, os habitantes afectados não têm o que comer e beber, necessitam de assistência. O ciclone Gamane foi actualizado para tempestade tropical e já se dissipou naquele país, segundo os meteorologistas. A época de ciclones no sudoeste do Oceano Índico dura normalmente de Novembro a Abril, com uma média de 12 fenómenos por ano.

Fonte:O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Petróleo Recuou Esta Semana: Brent Cai Para 60 Dólares com Perspectiva...

0
Os preços do petróleo caíram novamente nos principais mercados internacionais, reflectindo a crescente percepção de excesso de oferta global e o impacto de factores geopolíticos moderadores. O Brent fixou-se em 60,98 dólares por barril, enquanto o WTI recuou para 57,37 dólares, ambos com perdas próximas de 3% na semana, em resposta a novas projecções da Agência Internacional de Energia (AIE) e à expectativa de um encontro entre Trump e Putin para discutir o fim da guerra na Ucrânia.
- Advertisment -spot_img