Na tarde de 1 de Agosto, por volta das 17–18 h, o autocarro da Associação Desportiva de Vilankulo (ADV) capotou na zona de Chissibuca, junto à Estrada Nacional (EN1), no distrito de Zavala, província de Inhambane. A delegação da ADV, composta por atletas, equipa técnica e staff, regressava à vila de Vilankulo após vencer o Desportivo de Nacala por 1-0, em jogo do Moçambola 2025.
O capotamento causou a morte do Chefe do Departamento de Futebol, identificado como Eduardo Raquel, e ferimentos a outros 18 ocupantes. No local, as autoridades distritais prestaram os primeiros socorros e implementaram os procedimentos de apoio à delegação do clube.
O Presidente da República, Daniel Chapo, transmitiu na mesma sexta-feira os seus “mais sentidos pêsames à família enlutada do dirigente”, expressando solidariedade à ADV, seus adeptos e ao país. Destacou ainda a urgência em reduzir os acidentes de viação nas estradas nacionais.
Por fim, o presidente do clube, Quirino Ngulube, anunciou que todos os jogadores e staff terão apoio psicológico, agradecendo o suporte recebido do Governo provincial, da Direcção nacional do Desporto e das autoridades locais.Fonte: MMO Notícias