Resumo
A Confederação Africana de Futebol (CAF) criou a Liga das Nações Africana e decidiu que a Copa Africana das Nações (CAN) será disputada de quatro em quatro anos a partir de 2028. O presidente da CAF, Patrice Motsepe, anunciou estas mudanças, que incluem a substituição do CHAN por uma nova competição. Motsepe afirmou que a reestruturação do futebol no continente visa harmonizar o calendário global e impulsionar as finanças das federações nacionais africanas. A próxima CAN será em 2028, após a realização da primeira Liga das Nações Africanas em 2029, com prémios maiores e mais competitividade. Esta alteração marca uma mudança significativa, uma vez que a CAN tem sido realizada de dois em dois anos desde 1957, mas tem enfrentado dificuldades para encontrar espaço no calendário global nos últimos 15 anos.
CAF cria Liga da Nações Africana e CAN será disputada de quatro em quatro anos
O Presidente da Confederação Africana de Futebol (CAF), Patrice Motsepe, anunciou mudanças no calendário de provas continentais que envolvam seleções e anunciou a criação de uma nova competição em substituição do CHAN que era uma prova destinada para jogadores que acuam localmente.
Por Redacção LanceMZ
Estas alterações incluem o Campeonato Africano das Nações que será realizada a cada quatro anos a partir da edição de 2028, uma mudança significativa em relação ao formato bienal atual, anunciou o presidente da Confederação Africana de Futebol (CAF), Patrice Motsepe, neste sábado, 20 de Dezembro.
Motsepe revelou que essa mudança faz parte de uma grande reestruturação do futebol no continente, "para garantir que o calendário do futebol global esteja em maior harmonia".
A realização dO CAN a cada dois anos é uma fonte vital de renda para as federações nacionais africanas, mas Motsepe afirmou que a introdução de uma Liga das Nações Africanas, semelhante à europeia, ajudará a impulsionar as finanças.
"Nosso foco agora está no actual Campeonato Africano das Nações, mas em 2027 iremos para a Tanzânia, Quênia e Uganda, e a próxima CAN será em 2028", disse ele a repórteres na véspera da partida de abertura da edição de 2025 entre Marrocos e Comores.
"Após a Copa do Mundo de Clubes de 2029, realizaremos a primeira Liga das Nações Africanas... com premiações maiores, mais recursos e mais competitividade", explicou.
"Como parte dessa mudança, o Campeonato Africano das Nações passará a ser realizada a cada quatro anos", concluiu.
A Copa Africana de Nações tem sido tradicionalmente realizada de dois em dois anos desde a sua primeira edição em 1957, mas nos últimos 15 anos vem enfrentando dificuldades para encontrar uma brecha adequada no calendário global. (LANCEMZ)
Fonte: Lance






