Por Alfredo Júnior
À medida que o dia da celebração da independência nacional vai se aproximando as obras de requalificação vão ganhar maior para que a 25 de Junho o Estádio da Machava se vista de gala para acolher os perto de 30 Chefes de Estado que na companhia de Daniel Chapo, o Presidente da República, vão ser as figuras principais nas festividades que se avizinham.
VEJA NO NOSSO YOUTUBE
Inocêncio Impissa, Porta-Voz do Governo, assegurou que até 48 horas antes da data da celebração do Jubileu do Ouro, o recinto estará pronta com a sua nova imagem a apresentar ao público.
“Como se pode notar, as obras foram acontecendo de vários níveis e, a este momento, encontra-se em obras de acabamento e acreditamos que até, pelo menos, 48 horas antes, este lugar estará plenamente disponível para receber todos os moçambicanos”, disse o Porta-Voz do Governo.
Porém, tal como a empresa Portos e Caminhos de Ferro, o dono da obra, tinha anunciado, não será desta que o Estádio da Machava será reaberto para a actividade desportiva, devendo esse facto acontecer só no mês de Outubro deste ano. Impissa não quis avançar com datas para a reabertura do recinto para a actividade desportiva.
“Para futebol ou para a abertura a competições este campo certamente não vai estar pronto no dia 25. Há vários elementos que deverão ser garantidos e há um cronograma que foi estabelecido para este que eu desconheço o seu detalhe, então daí não posso precisar efetivamente quando”, referiu Impissa.
No recinto já foi instalado o novo sistema de iluminação nas quatro imponentes torres que estão prontas para iluminar as actividades no período nocturno. A tribuna presidencial ganhou uma nova imagem e já foram concluídos os novos espaços para acomodar a imprensa e outros espaços que nasceram com a requalificação do recinto.
No recinto já foi instalado um novo sistema de iluminação nas quatro imponentes torres que estão prontas para iluminar as atividades no período noturno. A tribuna presidencial ganhou uma nova imagem e já foram concluídos os novos espaços para acomodar a imprensa e outros espaços que nasceram com a requalificação do recinto.
Ainda falta a colocação de cadeiras plásticas, tal como indica o projeto. As principais obras de engenharia já estão quase completas, com exceção do túnel de acesso, concretamente a reposição da bancada daquele setor. É algo que vai acontecer nos próximos dias.
Mas, no que diz respeito à preparação do campo de jogos, já está tudo bem encaminhado para que, em Outubro, este recinto possa ser reaberto para a prática desportiva. (LANCEMZ)
Fonte: Lance