27.1 C
New York
Tuesday, December 2, 2025
InícioNacionalSociedadeMoçambique participa da revisão do Quadro de Política de Dados da União...

Moçambique participa da revisão do Quadro de Política de Dados da União Africana

Resumo

Moçambique participa no workshop sobre a implementação do Quadro de Política de Dados da União Africana, em Addis Abeba, Etiópia, de 1 a 4 de dezembro de 2025. O Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC) está representado pelo Presidente do Conselho de Administração, Lourino Chemane, e pelo Diretor da Divisão de Governação Digital, Eugénio Macumbe. O objetivo do encontro é promover a colaboração e partilha de melhores práticas para criar um ecossistema africano de dados harmonizado e seguro. Moçambique irá partilhar experiências e iniciativas nacionais, incluindo a Proposta de Lei de Proteção de Dados e a adesão a convenções internacionais para fortalecer a segurança cibernética. A implementação do Quadro de Política de Dados da UA visa impulsionar a inovação, proteger os dados e promover uma economia e sociedade africanas orientadas por dados.

Moçambique participa da revisão do Quadro de Política de Dados da União Africana

O Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC) está a participar, de 1 a 4 de Dezembro de 2025, do workshop sobre a implementação do Quadro de Política de Dados da União Africana (UA), que decorre em Addis Abeba, Etiópia. O encontro reúne representantes dos Estados-Membros com o propósito de promover a colaboração e o intercâmbio de melhores práticas na construção de um ecossistema africano de dados harmonizado e seguro.

Moçambique está representado pelo Presidente do Conselho de Administração do INTIC, Lourino Chemane, e pelo Director da Divisão de Governação Digital, Eugénio Macumbe, que irão partilhar as experiências nacionais e iniciativas em curso no domínio da governação de dados, incluindo a Proposta de Lei de Protecção de Dados e a adesão do país a convenções internacionais relevantes para o fortalecimento da segurança cibernética.

O workshop tem como objectivo acelerar a implementação do Quadro de Política de Dados da UA, aprovado pelo Conselho Executivo da organização durante a sua 40.ª sessão ordinária, em Fevereiro de 2022. Desde então, a Comissão da UA tem vindo a desenvolver ferramentas e orientações destinadas a apoiar os Estados-Membros na criação de sistemas e capacidades nacionais alinhados com esta estrutura estratégica.

A iniciativa surge num contexto em que a criação de um espaço comum de dados em África é considerada essencial para impulsionar a inovação, garantir fluxos de dados seguros, proteger os direitos dos cidadãos e potenciar a crescente produção e utilização de dados no continente. O objectivo final é promover uma economia e sociedade africanas sustentáveis, inclusivas e orientadas por dados.

Ao longo dos quatro dias de trabalho, os representantes dos Estados-Membros, das comunidades económicas regionais e de organizações continentais irão analisar e deliberar sobre a versão preliminar do quadro, bem como acordar acções de seguimento destinadas a reforçar a utilização eficaz e responsável dos dados como um activo estratégico para o desenvolvimento e para a capacitação das nações e dos cidadãos africanos.

Fonte: INTC

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

TIAGO MUXANGA ASSINA SEGUNDO KO PROFISSIONAL

0
O pugilista moçambicano Tiago Muxanga conquistou a sua segunda vitória profissional ao derrotar o inglês Harley Collisson por KO técnico, num combate da...
- Advertisment -spot_img