27.1 C
New York
Saturday, September 20, 2025
InícioNacionalPolíticaMoçambique avaliado como um país autoritário 

Moçambique avaliado como um país autoritário 

Moçambique subiu quatro lugares no índice de democracia em 2023, tendo saído da posição 117 para a 113.º. No entanto, apesar dessa pontuação, o relatório da revista The Economist, diz que o país tem um Governo autoritário.

Anualmente, a revista The Economist publica a situação da democracia de 167 países no mundo, baseando-se em critérios como: processo eleitoral e pluralismo, funcionamento do Governo, participação política, cultura política e liberdades civis, com cada um dos itens recebendo notas que vão de 0 a 10.

O relatório de 2023 indica que Moçambique ascendeu quatro posições, em relação a 2022, o que significa que passou de 117 para a posição 113. 

Aliás, o país vinha mantendo a mesma posição desde 2020.

De acordo com o documento, em 2023 destacam-se o nível de “Participação Política” e de “Cultura Política” com cinco pontos cada. No item “Liberdades Civis” a pontuação foi de 3,53 seguido de “Processo Eleitoral e Pluralismo” com 2,58. A nota mais baixa tem a ver com o  “Funcionamento do Governo”, no qual se avaliam indicadores tais como a autoridade sobre a totalidade do território, a corrupção, o acesso transparente à informação, a confiança dos cidadãos nos partidos políticos, a existência de instituições independentes de controlo do Governo, entre outros que foi de 1.43.

Somadas as notas, o índice de democracia indica que em Moçambique reina  o regime autoritário, ou seja, o Governo é ditatorial.

Se considerarmos apenas a África Subsaariana, Moçambique é o 23.º classificado entre 44 nações, com uma pontuação abaixo da média regional, que é de 4,04, cujo ranking é liderado pelas Ilhas Maurícias, à qual se seguem o Botswana, Cabo Verde, África do Sul, Namíbia, Gana, Lesoto, Malawi, Zâmbia e Libéria.

O topo da lista é dominado pelos países nórdicos, com a Noruega em primeiro lugar, seguida por Islândia, Suécia, Finlândia e Dinamarca.

Fonte:O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Vendedores de Massinga continuam nas ruas apesar dos riscos

0
Na Vila de Massinga, em Inhambane, a vida pulsa ao ritmo frenético da Estrada Nacional Número Um (EN1), a principal via que liga o...
- Advertisment -spot_img