Resumo
O pugilista moçambicano Tiago Muxanga estreou-se no boxe profissional com uma vitória por KO sobre Bilal Mohammad, do Gana, em Dubai. Muxanga, vice-campeão dos Jogos da Commonwealth, demonstrou determinação e agressividade, levando o seu oponente ao tapete no primeiro assalto. A sua performance exuberante gerou entusiasmo no mundo do boxe, antecipando-se uma grande expectativa para a sua próxima luta no Reino Unido, onde reside. Muxanga enfatizou a importância do regresso ao ringue após um ano, destacando as lições de disciplina e perseverança que o desporto lhe ensinou. A sua próxima luta está agendada para o York Hall, em Londres, no final do mês.
Na verdade, ele teve um comportamento extremamente extravagante no ringue, humilhando o seu oponente, que vinha com um palmarés invejável de 33 vitórias, 29 das quais por KO.
Destemido, determinado e com muita energia e sede de lutar, algo que não fazia há um ano, Muxanga descarregou toda a sua raiva sobre Mohammad logo nos minutos iniciais, levando-o ao tapete no primeiro assalto.
A vitória fulminante de Muxanga provocou reacções positivas e de incredulidade nos corredores do boxe do Reino Unido e não só, pois a vigorosidade com que abordou a luta de ontem já faz acreditar estar-se perante uma nova sensação na categoria dos pesos-médios.
Na sequência do “show” de ontem, a expectativa é enorme quanto à primeira aparição de Muxanga no Reino Unido, onde reside. No dia 30 do mês em curso prevê-se enchente no York Hall, em Londres, onde o moçambicano tem a dura missão de mostrar ao público do país que o acolhe que o KO rubricado na estreia não foi obra do acaso.
“Depois de um ano fora do ringue e sem estar activo cá estou de volta. Boxe não é apenas um desporto. A luta é uma conversa. Essa jornada ensinou-me disciplina, paciência, perseverança e paz interior. Moldou-me não apenas como atleta, mas como pessoa”, escreveu o atleta na sua conta do Facebook.
Fonte: Jornaldesafio





