Resumo
Na Liga Moçambicana de Basquetebol Liga Sasol 2025, o Ferroviário de Maputo venceu as Águias Especiais por 91-35, com destaque para Dulce Mabjaia, enquanto o Costa do Sol derrotou A Politécnica por 59-46, com Eleotéria Lhavanguana em evidência. O Ferroviário dominou desde o início, com destaque para a primeira parte em que venceram por 44-12, enquanto o Costa do Sol teve uma vitória suada, com A Politécnica a equilibrar o jogo até ao fim. O campeonato nacional terá uma pausa antes de regressar na quarta-feira, 12 de novembro, com jogos emocionantes transmitidos ao vivo no Lance MZ.
Por Vanildo Polege
As locomotivas da capital do país entraram já a pressionar as águias ainda no primeiro quarto, tendo vencido por 24-3 obrigado as polícias a refrescar a memória ao fim de dez minutos, mas mesmo assim, na entrada para o segundo quarto ainda não se tinham encontrado tendo perdido por 20-9, terminando a primeira parte com o resultado de 44-12.
Na retoma da partida, o Ferroviário apertou ainda mais o cerco e as Águias não conseguiam fazer o seu jogo e a equipa de Nasir Salé voltou a vencer por 20-11 no terceiro quarto e na última etapa as locomotivas apenas jogavam para confirmar o resultado tendo vencido por 27-12 com Dulce Mabjaia, mais uma vez a dar nas vistas anotando 21 pontos, 4 assistências e 1 ressalto para conduzir a sua equipa a vencer por 91-35.
CANARINHAS DERROTAM POLITÉCNICAS
No último jogo da noite, o Costa do Sol teve que suar bastante até ao último suspiro para vencer a difícil A Politécnica por 59-46. As canarinhas de Leonel Manhique, entraram para a partida com o pé no acelerador, tendo nos primeiros 5 minutos feito 10 pontos contra 3 das universitárias, mas o cenário mudou ao fim do primeiro quarto com vitória da A Politécnica por 14-15. Já no segundo quarto, as duas equipas bateram-se de igual para igual, mas saiu em vantagem a formação canarinha por 16-10, e ao fim da primeira parte o Costa do Sol vencia por 30-25.
Quando se pensou que o Costa do Sol viria mais agressivo e determinado a pontuar mais, eis que o jogo continuou equilibrado e ao fim do terceiro quarto as canarinhas saíram em vantagem diante das universitárias por 18-9 e no último quarto a formação orientada por Hélio de Sousa venceu por 11-12 mas os números foram insuficientes para a vitória. Acabou por vencer o Costa do Sol por 59-46, com Eleotéria Lhavanguana a ser a cestinha do jogo, com 16 pontos, 8 ressaltos e 4 assistências.
O campeonato nacional, observa uma pausa está terça-feira para o devido descanso das equipas e retorna na quarta-feira, 12 de Novembro, com jogos quentes que prometem aquecer o dia, em com transmissão em directo no Lance MZ.(LANCEMZ)
Fonte: Lance





