Resumo
O Presidente da República, Daniel Chapo, participa em várias atividades oficiais em Maputo. Inicia o dia com a abertura do 35.º Conselho Coordenador do Ministério do Interior, para avaliar o desempenho entre Janeiro de 2024 e Setembro de 2025. Segue-se a abertura da Conferência Económica do Millennium bim, com o tema "Geopolítica e o Futuro das Economias Emergentes: Prioridades para Moçambique". Posteriormente, visita o Porto de Maputo para verificar o cumprimento do Contrato de Concessão assinado em Fevereiro de 2024 e conhecer os projetos futuros. O dia termina com o lançamento do livro "Caminhos para a Busca da Paz em Moçambique", escrito pelo Bispo João Somane Machado, na Igreja Metodista Unida – Paróquia da Malhangalene.
A sessão visa avaliar o desempenho do Ministério do Interior entre Janeiro de 2024 e Setembro de 2025, bem como reforçar estratégias de resposta aos desafios da segurança interna.
Já pelas 9 horas, o Presidente Chapo dirige a abertura da Conferência Económica do Millennium bim, inserida nas celebrações dos 30 anos da instituição.
O evento a realizar-se numa unidade hoteleira, decorre sob o tema “Geopolítica e o Futuro das Economias Emergentes: Prioridades para Moçambique” e estará focado nos principais desafios e prioridades para o desenvolvimento económico do país.
No início da tarde, o Chefe do Estado efectua uma visita ao Porto de Maputo, para acompanhar o nível de cumprimento do Contrato de Concessão, cuja extensão foi assinada em Fevereiro de 2024. Durante a visita, serão igualmente apresentados os mais recentes desenvolvimentos operacionais e de investimento, bem como a visão estratégica e os projectos estruturantes previstos para os próximos três anos.
A agenda presidencial encerra às 18 horas, com a participação no lançamento do livro “Caminhos para a Busca da Paz em Moçambique”, da autoria do Bispo João Somane Machado, na Igreja Metodista Unida – Paróquia da Malhangalene.
Fonte: Jornal Noticias






